Está sempre a lavar as mãos? Quercus lança novo simulador para ajudar a poupar água

  • ECO e Lusa
  • 23 Março 2020

A ferramenta online, disponível em www.ecocasa.pt e associada ao Dia Mundial da Água, que se assinalou no domingo, permite aos cidadãos medirem os seus consumos domésticos de água.

A associação ambientalista Quercus lançou esta segunda-feira um novo simulador online para medir o consumo da água em casa e adotar medidas de poupança, num momento em que o combate à Covid-19 exige uma maior utilização deste recurso.

O simulador, disponível em www.ecocasa.pt e associado ao Dia Mundial da Água, que se assinalou no domingo, permite aos cidadãos medirem os consumos e perceberem se gastam água acima da média do seu distrito ou, se por outro lado, “são eficientes” e consomem abaixo da média, indicou a Quercus, em comunicado.

“No caso de se sentirem ineficientes, poderão contactar a equipa do projeto que lhes sugerirá medidas de melhoria que depois de implementadas, pretendem representar poupanças significativas deste recurso“, acrescentou aassociação.

A Quercus sublinhou também que “a poupança de água está diretamente relacionada com boas práticas que depois de interiorizadas se tornam um hábito comum em casa de cada um de nós. Recordando uma vez mais a fase que vivemos, convém reforçar que sem água não há vida e por isso, temos um papel fundamental na sua proteção e valorização. Com pequenos gestos poderemos ainda ir a tempo de salvar este bem tão precioso”.

Este simulador foi desenvolvido pelo projeto ECOCASA com a colaboração das empresas: MakeItDigital, Zypho e Heaboo.

“Comemorou-se [no domingo, 22 de março] o Dia Mundial da Água. Numa fase em que é a água que nos está a salvar a vida, a Quercus vem lembrar a importância da sua preservação e lança simulador online dirigido à poupança. Nesta fase do combate ao contágio por COVID-19, o recurso “água” ganha uma importância acrescida, é um facto que neste estado de Emergência de Saúde Publica de Âmbito Internacional, conseguimos facilmente apercebermo-nos de que a água é a nossa maior protetora, já que muitos os gestos de prevenção, como lavar bem as mãos com frequência e desinfetá-las convenientemente, sem água não seriam possíveis“, frisa a Quercus.

A associação ambientalista cita dados da Organização das Nações Unidas (ONU): mais de 2,7 mil milhões de pessoas deverão sofrer com a falta de água em 2025, se o consumo global continuar nos níveis atuais. Já segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) apenas metade dos países possui um sistema de referência clínica para a COVID-19, como o programa nacional de prevenção e controle de infeções e padrões WASH (água, saneamento e higiene) em todas as unidades de saúde.

“Fica claro que controlar o uso da água significa deter poder, ou não estivéssemos a viver uma das maiores pandemias causadas por um vírus, que não sobrevive se estivermos continuamente a lavar as mãos e a limpar e desinfetar superfícies impedindo a sua propagação“, diz a associação de defesa da natureza, acrescentando: “Mas a água não tem impacte só no setor da saúde. É necessária para a produção de alimentos, energia, abastecimento doméstico e sanitário, indústria e para a toda sustentabilidade ambiental do Planeta Terra. É, portanto, cada vez mais imprescindível uma gestão adequada deste recurso. E, lembrando uma vez mais que a água ajuda no combate contra o contágio por COVID-19, não nos devemos esquecer da sua escassez. Nunca é demais recordar como se deve agir para racionalizar e poupar um recurso precioso e essencial à vida”.

A Quercus analisou a utilização de água em Portugal através de um inquérito online, realizado entre 21 de fevereiro e 21 de março e reuniu 1.075 respostas completas, concluindo que a maioria dos participantes já deixou de tomar banho de imersão – 82% revelou que nunca tomam banho de imersão e apenas 18% diz tomar uma média de quatro banhos de imersão por ano.

“Já sobre o custo da água, a maioria dos portugueses considera que a água é um recurso caro (67%)“, revelou o inquérito.

“Neste inquérito também se verificou que, no universo de inquiridos que se preocupam com a poupança de água, a maioria não possui autoclismos de dupla descarga, o que é hoje em dia um acessório muito comum e ainda há quem não saiba do que se trata. Convém lembrar que cada descarga de autoclismo comum gasta entre 10 a 15 litros de água“, lê-se no documento

O estudo revelou que quase todos os portugueses que responderam ao inquérito (99,3%) tem noção de que a água é um bem escasso e destes, 92% diz preocupar-se diariamente em poupar água. Quase metade dos portugueses (44%), demora menos de oito minutos no duche.

A maioria dos inquiridos que se preocupam em poupar água em casa não faz ideia de quanto gasta uma torneira: se aberta durante um minuto pode consumir 12 litros de água. “E se pensarmos que se cada português mantiver a torneira aberta desnecessariamente, durante um minuto, tal representa um desperdício de 120 milhões de litros de água; estes 120 milhões de litros de água garantem as necessidades básicas diárias de um milhão de pessoas“, remata a Quercus.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Está sempre a lavar as mãos? Quercus lança novo simulador para ajudar a poupar água

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião