Quanto tempo aguentam os negócios sem negócio? Em média, 27 dias

Um estudo da JP Morgan Chase conclui que as pequenas empresas em indústrias de mão-de-obra intensiva ou de baixos salários têm uma "almofada" mais pequena.

Com a pandemia do novo coronavírus, há muitas empresas que estão a enfrentar dificuldades. Devido ao fecho de vários estabelecimentos, e ao isolamento das pessoas em casa, muitas ficam sem receitas e sem forma de cobrirem os custos fixos. Quanto tempo conseguem aguentar as empresas sem negócio, como está a acontecer atualmente?

Um estudo do Instituto JP Morgan Chase, de 2016, que se debruça sobre a realidade norte-americana, mostra que, em média, uma pequena empresa consegue manter-se 27 dias sem receitas. “Apesar da importância das reservas de caixa, a maioria das pequenas empresas mantém um nível de reservas [de caixa] que forneceria uma ‘almofada’ insuficiente perante uma desaceleração económica significativa ou outra interrupção“, aponta o relatório. No contexto atual, essa interrupção está a ser provocada pelo Covid-19.

A análise, feita a cerca de 600 mil empresas, mostra que metade de todas as pequenas empresas possui uma reserva grande o suficiente para suportar 27 dias das despesas típicas, ou seja, inferior a um mês. Entre as restantes, 25% tem uma reserva de menos de 13 dias, e outros 25% conseguiriam aguentar mais de dois meses, cerca de 62 dias.

Número de dias em que uma empresa conseguia pagar os custos sem ter receitas

Isto varia consoante os setores, já que, de acordo com a análise, as pequenas empresas em indústrias de mão-de-obra intensiva ou de baixos salários têm uma ‘almofada’ mais pequena do que aqueles em setores com elevado capital ou altos salários. Por exemplo, enquanto, em média, um restaurante poderá aguentar 16 dias, um pequeno negócio na indústria imobiliária tem uma reserva que dá para 47 dias.

A pequena empresa mediana possui um balanço médio diário, que inclui depósitos ou contas poupança, de 12.100 dólares. Há, novamente, uma ampla variação entre as indústrias. Enquanto no setor de serviços, a pequena empresa mediana possuía um saldo de 5.300 dólares, o montante sobe para 34.200 dólares numa empresa da indústria transformadora de alta tecnologia.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Quanto tempo aguentam os negócios sem negócio? Em média, 27 dias

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião