Ping An aplica triagem áudio para rastrear doentes covid-19
Um centro de soluções inteligentes dedicadas à saúde da seguradora Ping An já ajudou a detetar mais de 1 600 doentes com covid-19 na China utilizando triagem áudio computorizada.
O engenho, um sistema de ‘audio screening’ potenciado por recursos de inteligência artificial (AI) baseados em processamento de linguagem natural (PNL), foi desenvolvido pela Ping An Smart Healthcare, um departamento de tecnologia de ponta da líder chinesa de seguros.
Disponibilizado aos serviços da municipalidade de Wuhan, cidade que foi o epicentro original da pandemia, o sistema de audio screening realiza chamadas telefónicas diárias (automáticas) para os residentes e recolhe dados de voz. Como é fácil admitir, depois de extraída a informação junto dos cidadãos contactados, um sistema sofisticado de PNL pode tratar dados tão diversos como sintomas, temperatura corporal, e outros indicadores objetivos ou até subjetivos (léxico e sentimentos).
Desde que foi operacionalizado, em 18 de fevereiro, o projeto do laboratório de saúde inteligente da Ping An realizou “mais de 580.000 triagens em 47.000 lares em 17 comunidades em Wuhan, e identificou com sucesso mais de 1.600 casos suspeitos para rastreamento”, revelou a seguradora.
O engenho de PNL ativa o diálogo automaticamente com perguntas programadas, entende o significado semântico da conversa, estrutura e ordena os resultados para avaliação de risco, e reporta dados à equipe de prevenção e controle de epidemias, que pode então rastrear com precisão os residentes com sintomas suspeitos.
“Prevenir e controlar uma epidemia é como competir numa corrida com o vírus”, disse Geoff Kau, co-presidente e diretor de estratégia da Ping An Smart City (divisão que integra a Ping An Smart Healthcare). “O sistema de triagem de áudio inteligente COVID-19 de Ping An pode efetivamente fortalecer a capacidade de prevenir e controlar a epidemia, resultando em gestão mais inteligente e maior eficiência”, deixando os profissionais de saúde mais disponíveis para outras tarefas, acrescentou Kao.
De acordo com as vantagens atribuídas à solução: a aplicação de triagem áudio pode ser replicada para até 3.000 robôs de IA a operar em simultâneo. Cada máquina destas pode lidar com até 500 chamadas automáticas/dia, o que representa um total de 1,5 milhões contactos processados por dia.
Comparativamente, de acordo com a Ping An, operadores humanos não conseguem completar mais de 300 rastreios telefónicos por dia. Acresce que a eficiência e precisão desses contactos também podem variar, dependendo da experiência e capacidade de avaliação de cada operador(a).
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