Student Keep quer dar acesso à internet a todos os alunos em Portugal

E se pudesse emprestar ou dar o computador antigo que já não usa, a um aluno sem acesso à internet? A plataforma Student Keep identifica quem mais precisa e garante que o material chega ao destino.

A pandemia Covid-19 obrigou a escolas a encerrar portas e os professores a adotar um sistema de ensino à distância, e tudo indica que a situação se prolongue até ao terceiro período escolar. Mas o acesso é desigual e nem todos os alunos têm computador ou acesso à internet, principalmente em regiões mais remotas do país. Assim nasceu a plataforma Student Keep, para pessoas que queiram disponibilizar o seu equipamento eletrónico para ajudar alunos em casa.

Para se tornar um keeper, deve preencher um formulário no site oficial. Os “padrinhos” podem ser pessoas individuais ou coletivas: basta que tenham algum material informático como computador, tablet ou hotspot de internet móvel, disponível para um empréstimo ou doação.

A Student Keep permite assim saber o número de alunos que não têm condições necessárias no seu domicílio. Para assegurar que o material chega a cada aluno, a plataforma reúne as informações sobre os alunos que precisam e os padrinhos que podem ajudar. Garante também a entrega ou empréstimo do material angariado, quer diretamente, quer por intermédio de entidades públicas locais que assegurem a mediação.

O Student Keep foi um dos projetos que surgiu do movimento #tech4COVID19, criado por um grupo de startups portuguesas que quer desenvolver soluções tecnológicas para ajudar a população a ultrapassar os constrangimentos causados pela pandemia.

Apoie o jornalismo económico independente. Contribua

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso. O acesso às notícias do ECO é (ainda) livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo rigoroso e credível, mas não só. É continuar a informar apesar do confinamento, é continuar a escrutinar as decisões políticas quando tudo parece descontrolado.

Introduza um valor

Valor mínimo 5€. Após confirmação será gerada uma referência Multibanco.

Comentários ({{ total }})

Student Keep quer dar acesso à internet a todos os alunos em Portugal

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião