“Posso ir?” Esta app diz-lhe se há fila para ir às compras

Uma das últimas novidades da comunidade Tech4Covid19 é uma aplicação que usa a "sabedoria das multidões" para indicar se há fila nos hipermercados. Comunidade está a combater o vírus com software.

Com a pandemia do coronavírus a ganhar terreno em Portugal, a entrada nos hipermercados é feita a conta-gotas. Para melhorar a experiência de ir à loja, e no sentido de tentar evitar aglomerados de pessoas, nasceu a aplicação “Posso ir?”. Trata-se de uma plataforma para smartphone que diz se há ou não há fila para entrar num dado estabelecimento.

Esta é mais uma das soluções apresentadas pela comunidade Tech4Covid19, um grupo que conta já com milhares de empreendedores que se voluntariaram para combater a pandemia com recurso a software. “Esta aplicação usa sabedoria das multidões, o agregado de opiniões de um grupo, para obter resultados de boa precisão. Quanto mais contribuirmos, melhor a precisão”, lê-se no site do projeto.

Por outras palavras, os utilizadores da aplicação “Posso ir” são incentivados a marcar qual o tamanho da fila sempre que se deslocarem a um dado estabelecimento. Ao agregar toda a informação recolhida, a aplicação estima dessa forma o tamanho da fila e apresenta a recomendação. Já quem pretende deslocar-se a um estabelecimento pode tentar consultar o estado da fila na própria aplicação.

“São muitos os relatos de filas para que as pessoas possam comprar bens essenciais, devido às restrições de acesso aos estabelecimentos e por forma a manter o distanciamento social. Esta aplicação tenta resolver este problema fazendo com que os utilizadores evitem grandes filas e, consequentemente, contribuam para o seu aumento”, acrescentam os promotores, na mesma página.

A aplicação está disponível na App Store e na Play Store. Surge numa altura em que existem pelo menos 9.034 pessoas infetadas pelo novo coronavírus em Portugal e um total de 66.895 casos suspeitos. O Covid-19 matou 209 pessoas até à meia-noite desta quinta-feira e 68 pessoas são dadas como recuperadas da infeção.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

“Posso ir?” Esta app diz-lhe se há fila para ir às compras

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião