Covid-19: 500 milhões de indianos acedem a teste e tratamento com apólice de 6 euros
O plano de seguro de saúde financiado pelo governo indiano responde a uma iniciativa de seguradoras locais e visa assegurar testes e tratamento a doentes covid-19 positivos a 100 milhões de famílias
Ayushman Bharat-Pradhan Mantri Jan Arogya Yojana (AB-PMJAY) é como se designa o maior sistema de seguro de saúde patrocinado pelas autoridades da União Indiana. O esquema público vai agora cobrir testes de diagnóstico e tratamento – que já está disponível gratuitamente em instalações públicas – para doentes covid-19.
A AB-PMJAY, ou plano nacional de proteção da saúde, é uma iniciativa financiada pelo governo de Nova Deli para proporcionar a 100 milhões de famílias indianas por até 500.000 rupias (cerca de seis euros) de coberturas de de saúde por ano.
De acordo com um anúncio do Ministério da Saúde e do Bem-Estar Familiar da Índia (MoHFW) e da National Health Authority of India (NHA), “mais de 500 milhões de indianos, elegíveis ao abrigo deste sistema público de seguro de saúde, poderão agora beneficiar de testes gratuitos através de laboratórios privados e de tratamento para o COVID-19” nos estabelecimentos hospitalares.
Os hospitais selecionados para o efeito podem utilizar as suas próprias instalações de diagnóstico, desde que autorizadas, “ou estabelecer uma ligação com uma instalação de ensaio autorizada”. Os testes serão realizados “em conformidade com o protocolo estabelecido pelo Conselho Indiano de Investigação Médica (ICMR) e por laboratórios privados aprovados ou registados pelo ICMR. Do mesmo modo, o tratamento da COVID-19 pelos hospitais privados será abrangido pelo AB-PMJAY“, explica informação das autoridades indianas.
A iniciativa do MoHFW e da NHA surge após várias seguradoras de saúde privadas, incluindo o ICICI Lombard Health Insurance e o Star Health and Allied Insurance, terem começado a fornecer seguros de saúde dedicados ao surto de covid-19 no país. Espera-se que a decisão atraia mais intervenientes privados para a realização de testes e tratamentos, avança a imprensa local. “O envolvimento ativo do setor privado será crítico”, uma vez que a Índia regista um aumento de doentes de covid-19 nas últimas semanas.
Os dados mais recentes (até 15 de abril) apontam cerca de 12,4 mil casos confirmados e mais de 410 falecidos. Estes números são considerados como ‘subreporte’, ou seja não traduzem a situação real, segundo fontes especializadas que acompanham a evolução da pandemia. A Índia conta cerca de 1,3 mil milhões de habitantes e, desde 27 de março, foi colocada em regime de confinamento (por três semanas), de acordo com decreto do Executivo liderado pelo primeiro-ministro Narendra Modi.
Algumas das maiores cidades do país superam facilmente os 10 milhões de habitantes, uma densidade que ajuda a explicar porque, em cada quatro a seis dias, o número de casos tem duplicado.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Covid-19: 500 milhões de indianos acedem a teste e tratamento com apólice de 6 euros
{{ noCommentsLabel }}