Revista de imprensa internacional

EUA e China continuam comprometidos com acordo comercial. Na Alemanha, o Estado pode ficar com até 25% do capital da Lufthansa. A Bitcoin está novamente em alta e já vale mais de 10 mil dólares.

A China e os EUA dizem continuar comprometidos com a “Fase 1” acordo comercial, isto apesar de as relações entre os dois países se terem agudizado por causa do Covid-19. Ainda do outro lado do Atlântico, é notícia que algumas empresas norte-americanas receberam empréstimos do Governo, apesar de terem dinheiro em caixa para suportar despesas de vários meses. Na Alemanha, a Lufthansa está a negociar com o Estado um programa de ajuda de 9 mil milhões de euros.

The Wall Street Journal

EUA e China comprometidos com “Fase 1” acordo comercial

Apesar da deterioração das relações bilaterais, os EUA e a China dizem-se comprometidos com a execução do acordo comercial de “Fase 1” alcançado no final do ano passado. O vice-primeiro-ministro chinês, Liu He, falou ao telefone com o representante norte-americano nas negociações, o secretário do Tesouro Steven Mnuchin, numa chamada em que ambas as partes garantiram a intenção de reforçar a cooperação no campo da economia e da saúde pública.

Leia a notícia completa no The Wall Street Journal (acesso pago, conteúdo em inglês).

Reuters

Empresas norte-americanas receberam empréstimos do Governo, apesar de terem dinheiro em caixa para vários meses

Face às situação económica desfavorável provocada pela pandemia do novo coronavírus, várias empresas norte-americanas tiveram que solicitar empréstimos à Administração norte-americana. Mas para isso, teriam que comprovar que precisariam de dinheiro para cobrir despesas essenciais, como pagar salários ou rendas. Contudo, segundo uma análise da Reuters, pelo menos 41 das empresas que receberam esta ajuda de emergência tinham plafond suficiente para cobrir as despesas básicas por dois meses ou mais. Ao todo, estas empresas conseguiram garantir 104 milhões de dólares em ajuda governamental.

Leia a notícia completa na Reuters (acesso livre, conteúdo em inglês).

Cinco Días

Alemanha pode ficar com até 25% do capital da Lufthansa

A Lufthansa está a negociar com o Estado alemão um programa de ajuda de 9 mil milhões de euros. Este “cheque”, considerado vital para a sobrevivência da companhia aérea após o choque provocado pelo Covid-19 levará, no entanto, a que a Alemanha passe a controlar uma importante “fatia” do capital da empresa. Estado pode ficar com 25%, além de querer nomear um administrador executivo.

Leia notícia completa no Cinco Días (conteúdo em espanhol, acesso livre).

Bloomberg

Bitcoin dispara e já vale mais de 10 mil dólares

O preço da Bitcoin está novamente em alta. A criptomoeda valoriza até 2,7% esta sexta-feira, para um máximo de 10.070 dólares, um valor que não era visto desde 24 de fevereiro, antes de a pandemia ter provocado uma derrocada no valor dos ativos de risco. Esta subida acontece a poucos dias de um fenómeno técnico que cortará para metade a emissão desta moeda, quatro anos depois do último evento do género, e que é apontado como o fator de influência nesta subida.

Leia a notícia completa na Bloomberg (acesso condicionado, conteúdo em inglês).

The Wall Street Journal

Neiman Marcus, o retalhista para os ricos, abre falência

O boom do petróleo no Texas transformou um grande armazém no centro de Dallas, nos EUA, num dos maiores retalhistas do mundo para os riscos. Contudo, um século depois e devido à crise provocada pelo Covid-19, a situação económica do Neiman Marcus Group Inc. deteriorou-se, com o encerramento das lojas e as dívidas a acumularem e a empresa foi forçada a abrir falência. “Tínhamos um negócio a correr como esperado antes do Covid-19, mas tivemos grandes pagamentos de juros. A pandemia mudou-nos as voltas. Esta é uma oportunidade para redefinir a nossa estrutura financeira”, apontou o presidente executivo.

Leia a notícia completa no The Wall Street Journal (acesso pago, conteúdo em inglês).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Revista de imprensa internacional

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião