Hoje nas notícias: compras online, taxa turística e lares

  • ECO
  • 12 Maio 2020

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

Com o regresso gradual a uma nova normalidade, quase 700 mil portugueses terão de renovar o Cartão de Cidadão que caducou nos últimos dois meses. E, a partir da próxima segunda-feira, já poderão ser feitas visitas aos lares, ainda que com muitas limitações. Numa altura em que as compras online cresceram significativamente prepara-se para haver uma mudança para uma autenticação forte nos pagamentos online em vez do habitual número de cartão e data de validade.

Compras online com novas regras até ao fim do ano

Até ao final do ano, os pagamentos online com cartão vão sofrer alterações. A partir de 2021, dados dos cartões de crédito como o número de cartão e a data de validade vão passar a ser inválidos para compras a partir da internet. A autenticação passa a ser feita através de dois elementos, no mínimo: algo que só o utilizador conhece (como uma palavra-passe), algo que só o utilizador possui (como um telemóvel) ou algo inerente ao utilizador (como uma impressão digital). Esta autenticação forte passará a ter de ser aplicada também aos pagamentos com cartão feitos online. Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).

Taxa turística rendeu quase o dobro no ano passado

A taxa turística que os municípios têm criado ao longo dos últimos anos, ancorados no crescimento do turismo nacional, está a render cada vez mais aos cofres das autarquias. De acordo com as Estatísticas das Receitas Fiscais divulgadas pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), a receita com a taxa turística atingiu os 56,6 milhões de euros em 2019, quase o dobro dos 29,4 milhões de euros de 2018. Leia a notícia completa no Dinheiro Vivo (acesso livre).

Nova linha Évora – Badajoz ignora serviço de passageiros para Elvas

A Infraestruturas de Portugal está a construir no Alentejo, a nova linha Évora – Badajoz. Todavia, este novo projeto ignorou a estação de Elvas, que fica de fora da nova linha e também não prevê a construção de uma nova estação, que teria um custo marginal no âmbito do investimento em curso que ascenda de 480 milhões de euros. A CP diz ao Público que o trajeto “diminui efetivamente a competitividade das soluções de transporte de passageiros que a empresa possa desenhar para servir aquela região”. Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado).

Pandemia deixou quase 700 mil portugueses com Cartão de Cidadão caducado

A pandemia afetou também os serviços das lojas de cidadão, nomeadamente da renovação do Cartão de Cidadão, o que deixou 690.150 portugueses com este documento de identificação caducado, segundo os dados do Instituto dos Registos e Notariado (IRN). Na sequência das medidas tomadas por causa do coronavírus, o Governo tornou válido o Cartão de Cidadão, mesmo que caducado, até 30 de junho. Depois dessa data este ainda será aceite, mas o cidadão tem de fazer prova de que agendou uma renovação. Leia a notícia completa no Diário de Notícias (acesso livre).

Lares reabrem mas com muitas limitações

A partir da próxima segunda-feira, 18 de maio, será possível visitar os familiares que estão num lar, mas estas visitas vão estar sujeitas a agendamento prévio e, para já, têm o limite máximo de uma visita por semana e por utente, com a duração máxima de 90 minutos. Não será possível levar comida nem objetos pessoais. Leia a notícia completa no jornal i (link indisponível).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: compras online, taxa turística e lares

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião