Caixa quer lançar novo processo de venda do negócio no Brasil

Paulo Macedo não gostou das propostas pelo Banco Caixa Geral Brasil e quer lançar novo concurso de venda. DG-Comp alinhou-se com o banco português: "A operação não tem de ser feita a qualquer custo".

Banco Luso-Brasileiro, do grupo Amorim, o Banco ABC Brasil e o fundo Artesia eram os três candidatos à compra do banco brasileiro da Caixa Geral de Depósitos (CGD), mas as propostas não agradaram à administração liderada por Paulo Macedo, que pretende agora lançar um novo concurso.

“Todos sabemos a situação que o Brasil atravessa. O que nós entendemos e fizemos uma proposta [ao acionista Estado] nesse sentido é que haveria vantagem de termos a possibilidade de auscultar outras entidades”, revelou Paulo Macedo durante a conferência de apresentação de resultados.

O CEO do banco público lembrou que a venda do Banco Caixa Geral Brasil “é um dos objetivos do plano estratégico”, mas a própria autoridade de concorrência europeia considera que a operação não tem de ser feita a qualquer custo. Há tempo para fechar a venda.

Quando falámos com a DG-Comp no dia 6 de março eles perceberam muito bem que a Caixa não está numa situação em que tenha de vender a todo o custo“, revelou Paulo Macedo.

“Basicamente temos de ver como se comporta a parte da procura por este tipo de ativos”, explicou ainda o presidente executivo da CGD.

A decisão de não aceitar as propostas pelo Banco Caixa Geral Brasil irá agora a Conselho de Ministros.

O banco do Estado anunciou esta quarta-feira uma quebra de 31,6% dos lucros para 86,2 milhões de euros, com as provisões para a crise do coronavírus a atingirem os 60 milhões de euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Caixa quer lançar novo processo de venda do negócio no Brasil

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião