Num mês, IHRU recebeu 1.806 pedidos de empréstimos para as rendas. Apenas dez de senhorios
No espaço de um mês, o IHRU recebeu 1.806 pedidos de empréstimos para as rendas. O valor global dos apoios solicitados ascende já a cerca de 3,5 milhões de euros.
No espaço de um mês, o Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU) recebeu 1.806 pedidos de empréstimos para as rendas, a maioria de inquilinos, informou o Ministério das Infraestruturas e da Habitação. O valor total dos apoios solicitados ascende já a cerca de 3,5 milhões de euros.
De todos os pedidos recebidos no primeiro mês, 1.796 foram feitos por arrendatários e apenas dez por senhorios. Vindos de 143 concelhos do país, a maioria é referente a imóveis localizados nos distritos de Lisboa, Porto e Setúbal, seguidos de Braga e Faro.
Os inquilinos com perda de mais de 20% de rendimentos e cuja taxa de esforço ultrapasse os 35% podem pedir um empréstimo ao IHRU para pagar as rendas — que pode corresponder a uma parte ou à totalidade da mensalidade, dependendo dos rendimentos do agregado familiar. No caso dos senhorios que percam também mais de 20% dos seus rendimentos devido à falta de rendas, o IHRU também pode emprestar o valor das mensalidades.
O Governo vai propor o prolongamento da concessão destes empréstimos, tal como já tinha afirmado há dias o ministro da Habitação e a secretária de Estado da Habitação. Esta sexta-feira, o Conselho de Ministros aprovou uma proposta de lei que visa que este apoio seja prorrogado até 1 de setembro. Isto porque o Executivo considera que os apoios do IHRU são a medida mais favorável e vantajosa, quer para as famílias quer para os senhorios.
Os empréstimos concedidos pelo IHRU não têm juros nem comissões associadas, apenas o imposto de selo, que é deduzido no valor emprestado. Os inquilinos têm um período de carência de seis meses para começarem a liquidar o montante emprestado.
(Notícia atualizada às 19h51 com mais informação)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Num mês, IHRU recebeu 1.806 pedidos de empréstimos para as rendas. Apenas dez de senhorios
{{ noCommentsLabel }}