Galp Energia e EDP dão gás ao PSI-20. Apesar de queda no lucro, BCP ganha 2%

Antes de apresentar contas, a Sonae contrariou o sentimento generalizado e terminou a sessão em baixa. A estimativa do Caixabank Equity Research é que a retalhista tenha tido prejuízo de 7 milhões.

Os fortes ganhos das energéticas da bolsa de Lisboa levaram o PSI-20 a fechar a quarta sessão consecutiva em terreno positivo. Além da EDP e da Galp Energia, também o BCP foi uma das estrelas do índice, apesar da forte queda nos lucros. A maior subida ficou, ainda assim, a cabo da Ibersol, que disparou 13%.

O PSI-20 subiu 1% para 4.223,33 pontos, tendo beneficiado “da envolvente internacional, moderadamente positiva”, segundo os analistas do BPI, numa referência à subida de 1,05% do Stoxx 600. O alemão DAX somou 1,5%, o francês CAC 40 ganhou 0,9% e o espanhol IBEX 35 subiu 1,2%.

O banco aponta ainda “o bom desempenho relativo de alguns dos membros” do índice de referência nacional. É o caso da Galp Energia — que paga dividendos esta quinta-feira e negoceia, desde ontem, sem direito ao valor do dividendo — disparou 2,63% para 10,715 euros, enquanto a EDP ganhou 1,82% para 4,149 euros e a EDP Renováveis somou 0,18% para 11,24 euros.

Da mesma forma, o BCP valorizou 1,96% para 0,0935 euros no rescaldo dos resultados. O banco apresentou um lucro líquido trimestral de 35 milhões de euros devido ao registo de 78,8 milhões em provisões para a Covid-19. “A subida do BCP ganhou uma maior dinâmica após a realização da conferência com os analistas“, justifica o BPI.

No retalho, o sentimento foi misto. A Jerónimo Martins avançou 0,14% para 14,50 euros, mas a Sonae — que vai apresentar resultados ainda esta quarta-feira — terminou a sessão em baixa, com uma perda de 0,60%. A estimativa do Caixabank Equity Research é que a dona do Continente tenha tido um prejuízo de sete milhões de euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Galp Energia e EDP dão gás ao PSI-20. Apesar de queda no lucro, BCP ganha 2%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião