BCE ultima testes de stress para avaliar resistência da banca europeia ao Covid-19

  • ECO
  • 25 Maio 2020

A entidade liderada por Christine Lagarde está a analisar a vulnerabilidade da banca europeia face à crise do covid-19, prevendo dois cenários.

O Banco Central Europeu (BCE) está a ultimar uma das análises mais sensíveis dos últimos anos. O supervisor vai analisar a vulnerabilidade dos bancos europeus face à crise provocada pelo Covid-19. Está em causa um exame interno cujos números desagregados não serão divulgados, revela o El Confidencial (acesso livre conteúdo em inglês) esta segunda-feira.

De acordo com o jornal espanhol, esses números irão permitir determinar quais são as entidades financeiras europeias mais vulneráveis à turbulência ditada pela pandemia, e aquelas sobre as quais o BCE deverá estar mais atento nos próximos meses.

Este exame irá substituir os testes de stress que a Autoridade Bancária Europeia (EBA) decidiu cancelar aquando do espoletar da crise pandémica, visando ajudar os bancos a concentrarem as suas atenções no apoio aos clientes com medidas como moratórias e disponibilização de linhas de crédito com avales públicos.

A análise à resistência ao Covid-19 será feita sem a requisição de novos dados aos bancos, explica ainda o El Confidencial, visando não os sobrecarregar face ao difícil contexto de trabalho que estes enfrentam. Em vez disso, a entidade liderada por Christine Lagarde estará a usar dados que já possui, considerando dois cenários na sua análise: um base, com as previsões de uma queda no PIB que o supervisor estima, entre 5% e 12%, e outro adverso, com projeções mais pessimistas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

BCE ultima testes de stress para avaliar resistência da banca europeia ao Covid-19

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião