Hoje nas notícias: BES, moratórias e EDP

  • ECO
  • 26 Maio 2020

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

O Tribunal Constitucional voltou a confirmar a coima determinada pelo Banco de Portugal a Ricardo Salgado, devido a atos de gestão ruinosa no Banco Espírito Santo, rejeitando o recurso do antigo líder do banco. Já António Mexia poderá ver as funções suspensas, numa altura em que serão realizados novos inquéritos para agravamento de medidas de coação no caso EDP. Quanto às medidas implementadas no âmbito do combate ao novo coronavírus, o Governo estará a planear prolongar o prazo das moratórias até ao final do ano. Veja estas e outras notícias que marcam os jornais nacionais.

Constitucional confirma coima de 3,7 milhões a Ricardo Salgado

Pela segunda vez, o Tribunal Constitucional rejeitou o recurso de Ricardo Salgado relativamente à coima de 3,7 milhões de euros determinada pelo Banco de Portugal, devido a atos de gestão ruinosa no Banco Espírito Santo (BES), antes de o banco ter sido resolvido em agosto de 2014. O antigo líder do banco está ainda inibido de exercer funções em órgãos sociais de crédito e financeiras nos próximos dez anos. Com a rejeição do segundo recurso pelo Tribunal Constitucional, sobre a mesma condenação, a primeira decisão do Banco de Portugal torna-se definitiva.

Leia a notícia completa no Público (acesso livre).

Moratórias no crédito da banca prolongadas até final de 2020

Os portugueses poderão vir a beneficiar de uma extensão de três meses na suspensão do pagamento das prestações do crédito ao abrigo das moratórias do crédito. O Governo deverá prolongar, no âmbito do combate ao novo coronavírus, o prazo das moratórias que terminaria no final de setembro, até ao final do ano. Mas os setores mais afetados pela pandemia, como o turismo e viagens, poderão ter prazos maiores.

Leia a notícia completa no Correio da Manhã (acesso pago).

António Mexia arrisca-se a ser suspenso como presidente da EDP

António Mexia, presidente executivo da EDP, Manso Neto, administrador da EDP e presidente executivo da EDP Renováveis e João Conceição, administrador executivo da REN, arriscam-se a ser suspensos do cargo, no âmbito do caso EDP. Serão feitos novos interrogatórios tendo em vista o agravamento das medidas de coação, que atualmente se situam no nível mínimo. Será o juiz Carlos Alexandre a decidir o nível das medidas, sendo que a suspensão das funções é a possibilidade mais forte.

Leia a notícia completa no Observador (acesso pago)

Projetos solares já têm terrenos garantidos

Foi há um ano que o Governo apresentou o caderno de encargos para o primeiro leilão solar no país. Atualmente, nenhum dos projetos está em exploração, mas estão ainda dentro do calendário definido. “A maioria dos promotores já cumpriu a primeira etapa definida no caderno de encargos, que passa pela apresentação do comprovativo de obtenção dos terrenos para instalação do centro eletroprodutor”, indicou o gabinete do ministro do Ambiente.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (link indisponível)

Exército comprou drones para fogos e nunca os usou

O Exército adquiriu drones para os incêndios que nunca chegaram a ser utilizados. Na altura, a despesa de seis milhões de euros foi justificada pelo Governo com uma missão de vigilância florestal. Entretanto, serão comprados pelo Estado mais 12 aparelhos, destinados para as Forças Armadas.

Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (link indisponível)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: BES, moratórias e EDP

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião