Quantas pessoas cabem numa praia com as novas regras? Veja aqui os limites de cada uma

APA revelou a capacidade potencial de ocupação (número de utentes) e a respetiva classificação da dimensão de cada praia para as regiões do Algarve, Tejo e Oeste.

Com o Covid-19, ir à praia vai ser diferente este ano. Há um conjunto de regras que será preciso respeitar, sendo a principal o distanciamento social, algo que não será fácil em todas as zonas balneares. Haverá alertas luminosos consoante a ocupação, sendo que agora foi revelada a capacidade de cada uma das praias de quase todo o país.

De acordo com as contas da Agência Portuguesa do Ambiente, Nazaré (17.100), Fonte da Telha (14.500), Monte Gordo (12.600) e Carcavelos (12.100) são as que levam mais pessoas. No extremo oposto, as praia da Marinha, Tremoços e Albandeira, em Lagoa (ocupação de apenas 15, 60 e 70 pessoas, respetivamente), e a praia do Camilo em Lagos (40) são as mais pequenas.

Ao ECO, fonte oficial da APA explicou que “não haverá um semáforo à entrada da praia. A informação relativa à ocupação da praia será divulgada na aplicação Info Praia, com um sistema de cores — verde, amarelo e vermelho –, e também na praia, com colocação de uma bandeira e/ou outra sinalética apropriada, de acordo com este sistema de cores”. Diz ainda a APA que em contexto Covid-19 “garantir a distância de segurança pode implicar a redução da capacidade de ocupação do areal em determinadas praias”, enquanto nas de grande dimensão a taxa de ocupação pode aumentar porque “os utilizadores estão mais disponíveis para ocuparem uma área de areal que ultrapassa os limites das áreas de conforto”.

A APA divulgou informação detalhadas em relação à capacidade potencial de ocupação (número de utentes) e a respetiva classificação da dimensão de cada praia (grande ou pequena) para as regiões do Algarve (Barlavento e Sotavento) e Tejo e Oeste, “tendo em conta que o dia 6 de junho marca o início da época balnear para as suas praias”. Para as restantes praias, a informação será publicada em breve “considerando as respetivas datas de abertura”.

“Estas capacidades são um importante auxiliar para a gestão e utilização segura das praias, pois é a partir destes valores que pode ser dada informação – ao cidadão e às autoridades – de modo a direcionar os devidos comportamentos, de uma forma responsável”, refere a APA em comunicado.

Os critérios para determinar a capacidade das praias são: definição da área de areal utilizável para a prática balnear, tendo como referência o limite lateral das praias; avaliação da influência das marés no areal; utilização de uma área de 8,5 m2/pessoa, considerando o distanciamento físico necessário por razões sanitárias; arribas em risco e lugares de estacionamento.

Veja aqui quais os limites de ocupação nas praias das regiões Tejo e Oeste:

No Barlavento algarvio:

No Sotavento algarvio:

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Quantas pessoas cabem numa praia com as novas regras? Veja aqui os limites de cada uma

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião