Techstars e Semapa Next apresentam startups aceleradas a 200 investidores internacionais

As dez participantes na 2.ª edição do programa de aceleração internacionais vão apresentar os seus projetos a mais de duas centenas de investidores internacionais.

Mais de 200 investidores internacionais vão assistir, online, ao demo day da segunda edição do programa de aceleração que junta a Techstars e a Semana Next.

Esta quinta-feira, dez startups de Portugal, Estados Unidos, Austrália, Israel e França apresentam-se ao painel de investidores internacionais e contam os passos do projeto que estiveram a desenvolver ao longo dos últimos meses, procurando financiamento para as respetivas startups.

Pela primeira vez e, devido à pandemia, o programa a decorrer em Lisboa foi conduzido através de sessões online e os pitches das startups não serão exceção: todo o demo day será virtual.

"Aproveitámos para explorar a oportunidade do formato virtual para reforçar o programa com conteúdos adicionais sobre gestão de crise, adaptação estratégia e gestão de tesouraria durante crises económicas.”

Hugo Augusto

Managing director da Techstars Lisbon

Depois do arranque em março, o programa teve de se adaptar ao contexto de pandemia da Covid-19: a aceleração decorreu, assim, virtualmente, um modelo que a Techstars já tem há anos. “A experiência de vários anos da Techstars, através do seu programa virtual Techstars Anywhere, permitiu ajustar a programação rapidamente com o mínimo de disrupção. (…) aproveitámos para explorar a oportunidade do formato virtual para reforçar o programa com conteúdos adicionais sobre gestão de crise, adaptação estratégia e gestão de tesouraria durante crises económicas. Também adicionámos sessões com mentores que viveram as crises de Internet em 2000, ataque de 11 de setembro em 2001 e crise financeira de 2008 para partilharem os fatores críticos para se sobreviver com sucesso em situações similares”, detalha Hugo Augusto, managing director da Techstars Lisbon, citado em comunicado.

Acelerar o crescimento das suas startups a partir de Portugal foi uma decisão estratégica para estes empreendedores. Só dos Estados Unidos, onde existem tech hubs muito maduros, tivemos quatro startups participantes, o que é demonstrativo da qualidade do ecossistema empreendedor em Portugal, e em particular, em Lisboa”, refere o responsável.

Com participantes das áreas de tecnologia industrial, transportes, viagens, e sustentabilidade, nesta edição do programa de aceleração participaram, além dos projetos internacionais, as portuguesas Rnters, EmotAi e Secret City Trails.

Para Ricardo Pires, CEO da Semapa Next, o balanço da segunda edição do programa de aceleração de 12 semanas é “extremamente positivo”. “Selecionámos 10 startups entre centenas de candidaturas, e desenvolveu-se um trabalho intenso nestes últimos meses para o qual estamos orgulhosos de termos contribuído. (…) A ambição global que move estas equipas no desenvolvimento de soluções que produzem impacto positivo na sociedade nos mais diversos setores de atividade deixa-nos orgulhosos e motivados para continuar a apoiar e promover o seu crescimento”, sublinha o responsável.

A Semapa Next já apoiou cada uma das startups aceleradas com 120 mil dólares.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Techstars e Semapa Next apresentam startups aceleradas a 200 investidores internacionais

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião