Em 2020 há 381 praias portuguesas com medalha de ouro da Quercus

Por regiões, Tejo e Oeste foi a zona do país que contabilizou mais praias com “Qualidade de Ouro (102), seguindo-se o Algarve (76) e o Norte (66).

Praia de Porto Pim (Horta), Açores

Para a época balnear de 2020, que se inicia formalmente a 6 de junho, a Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza identificou um total de 381 praias com Qualidade de Ouro em Portugal, mais seis do que em 2019. O galardão distingue a qualidade da água balnear das praias portuguesas. De entre as galardoadas, 321 são costeiras (mar), 54 são interiores (fluviais) e 6 são de transição (em estuários de rios).

A cerimónia oficial de hasteamento da Bandeira “Praia Qualidade de Ouro 2020” realizar-se-á na Praia Fluvial da Ponte Soeira, concelho de Vinhais, em data a definir.

De acordo com a associação ambientalista, em comparação com o ano de 2019, e apesar de existir um aumento global de seis galardões, verificou-se uma diminuição de atribuições do galardão “Qualidade de Ouro” a praias costeiras pelo segundo ano consecutivo (menos 20) e de transição. Por outro lado, verifica-se uma forte subida de atribuições nas praias interiores, com mais 14 distinções.

Por regiões, Tejo e Oeste foi a zona do país que contabilizou mais praias com Qualidade de Ouro (102), seguindo-se o Algarve (76) e o Norte (66). Nos Açores são 43 as praias distinguidas, na Madeira 23, no Centro 42 e no Alentejo 29.

Em comparação com o ano passado, na região Tejo e Oeste verificou-se uma subida de 12 atribuições deste galardão. Já as regiões do Algarve e do Norte tiveram uma diminuição de 11 e 8 Bandeiras Qualidade de Ouro, respetivamente. As regiões autónomas da Madeira e dos Açores verificaram uma subida de 3 e 4 praias galardoadas, e no Centro e Alentejo verificou-se igualmente uma subida de 5 e 1 galardões, respetivamente.

“A Quercus pretende salientar que considera imprescindível, nesta época balnear, o cumprimento das regras sanitárias nas praias, delineadas pela Direção Geral de Saúde. A Quercus apela assim aos portugueses que façam um atempado planeamento das suas deslocações às praias, no sentido de evitar acumulações no areal e nos acessos às zonas balneares, consultando para o efeito a aplicação móvel InfoPraia da Agência Portuguesa do Ambiente”, disse a associação ambientalista em comunicado.

De acordo com os critérios definidos em 2019, para receber a classificação de “Praia com Qualidade de Ouro”, a água balnear tem de respeitar os seguintes critérios:

  • Qualidade da água excelente nas últimas cinco épocas balneares de 2015 a 2019;
  • Todas as análises realizadas na última época balnear (2019) deverão ter apresentado resultados melhores que os valores definidos para o percentil 95 do anexo I da Diretiva relativa às águas balneares; isto é, para águas costeiras e de transição, todas as análises deverão apresentar valores inferiores a 100ufc/100ml para os Enterococos intestinais e inferiores a 250ufc/100ml para a Escherichia coli, e para águas interiores, 200ufc/100ml e 500ufc/100ml, respectivamente;
  • Na última época balnear (2019), não poderá ter ocorrido qualquer tipo de ocorrência/aviso de desaconselhamento da prática balnear, proibição da prática balnear e/ou interdição temporária da praia.

Veja aqui a lista das praias com galardão Qualidade de Ouro 2020

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Em 2020 há 381 praias portuguesas com medalha de ouro da Quercus

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião