Exclusivo Negócio entre EuroBic e Abanca prestes a ser fechado

O negócio de compra do EuroBic pelo Abanca está prestes a ser fechado. Anúncio da operação estará por horas ou poucos dias, segundo as informações recolhidas pelo ECO.

O Abanca está prestes a finalizar a compra do EuroBic, segundo as informações recolhidas pelo ECO. O anúncio oficial ao mercado estará mesmo por horas, no máximo até ao final da semana. As negociações entre o Abanca e os acionistas do EuroBic, Isabel dos Santos e Fernando Teles, estão em curso desde fevereiro, na sequência do Luanda Leaks e da pressão do Banco de Portugal, quando foi assinado um memorando de entendimento.

A pandemia do novo coronavírus atrasou os trabalhos da due diligence para depois de maio. Nas últimas semanas, depois de concluída a análise aprofundada às contas do EuroBic e já com Fernando Teixeira dos Santos fora da mesa das negociações, tanto os acionistas do banco português, onde se inclui o sócio de Isabel dos Santos, Fernando Teles, e o banco galego, voltaram as negociações para finalizar o negócio, nomeadamente o preço de venda. Tinha-se fixado o dia 31 de maio como data limite para um acordo, mas o prazo não era propriamente rígido e nem um obstáculo à conclusão das negociações.

O Abanca terá feito uma proposta inicial a rondar os 240 milhões de euros. Porém, com a due diligence e o impacto da pandemia, Juan Carlos Escotet, chairman do Abanca, admitiu rever em baixa a proposta final a entregar aos donos do EuroBic. Por isso, o negócio deverá ser concluído por um valor inferior. O ECO contactou ambas as partes mas estas não quiseram fazer qualquer comentário, mas já depois da publicação da notícia, uma fonte oficial do Abanca respondeu ao ECO que o negócio ainda não está fechado e as negociações prosseguem.

Pelo meio disto tudo, embora de forma não oficial, o Banco de Portugal já deu a bênção à operação. Carlos Costa disse, no início de março, no Parlamento, que o Abanca é “credível e com interesse”. “Não estamos perante uma entidade desconhecida, é supervisionada pelo Banco de Espanha, Banco de Portugal e pelo Banco Central Europeu”, disse o governador do Banco de Portugal. O novo acionista do EuroBic tem de ser aprovado pelo BCE.

O EuroBic fechou 2019 com lucros recorde de 61 milhões de euros. O desempenho ficou a dever-se em grande parte a uma decisão do tribunal arbitral em relação a um litígio que opunha o banco ao Estado português no âmbito da venda do BPN, em 2012, e cujo contributo foi de 30,6 milhões de euros para os proveitos do EuroBic.

O banco português conta com uma estrutura operacional importante: mais de 1.400 trabalhadores e uma rede de 184 balcões, a maioria deles localizados no litoral do país.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Negócio entre EuroBic e Abanca prestes a ser fechado

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião