Hoje nas notícias: TAP, banca e Mexia

  • ECO
  • 5 Junho 2020

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

A TAP volta a destacar-se na imprensa nacional esta sexta-feira. A companhia aérea tenciona implementar em agosto quatro ligações internacionais ao Norte do país e 55 a Lisboa. A marcar a atualidade está também a EDP, que já prepara um eventual substituto temporário a António Mexia na liderança da elétrica.

TAP desvia passageiros do Porto para Lisboa

Já são conhecidas as rotas aéreas que a TAP vai implementar em agosto e na lista estão quatro ligações internacionais ao Norte do país e 55 a Lisboa. Além disso, os passageiros com voo para Genebra a partir do Porto serão desviados para a capital para encher os aviões que partem da Portela.

Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (ligação indisponível).

Governo estuda contribuição sobre a banca para financiar Segurança Social

O Governo está a estudar a aplicação de uma nova contribuição sobre o setor bancário, que poderá render 33 milhões de euros. Este montante servirá para financiar o Fundo de Estabilização Financeira da Segurança Social.

Leia a notícia completa no Jornal Económico (ligação indisponível).

EDP prepara alternativa a António Mexia

O anúncio de medidas de coação a António Mexia foi adiado, depois de o presidente da EDP — e arguido no caso das rendas excessivas — ter recusado responder às perguntas do juiz Carlos Alexandre. O gestor pode vir a ser suspenso de funções para responder à Justiça, tal como João Manso Neto. Nesta eventualidade, Miguel Stilwell d’Andrade, atual administrador com o pelouro financeiro, poderá ser o escolhido para substituir temporariamente o atual presidente executivo.

Leia a notícia completa no Correio da Manhã (acesso pago).

Resposta da Comissão Europeia à crise é “um momento histórico”

O ministro dos Negócios Estrangeiros português considera que o plano de recuperação de 750 mil milhões de euros que foi proposto pela Comissão Europeia é, “sem dúvida, um momento histórico”. Em entrevista ao Público, Augusto Santos Silva também se mostra confiante de que a proposta será aprovada pelos quatro países “frugais”. “É uma resposta europeia a uma crise europeia. A natureza europeia desta resposta é muito clara”, aponta o ministro português.

Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado).

Taxistas entregam licenças e suspendem atividade

O confinamento paralisou o turismo e uma relevante “fatia” da população portuguesa foi forçada a permanecer na respetiva casa. Por isso, a crise pandémica tem gerado disrupção no setor da mobilidade e não apenas no transporte através das plataformas eletrónicas como a Uber. O setor do táxi está a sentir essa disrupção e o Jornal de Notícias aponta mesmo que muitos profissionais estão a entregar as suas licenças e a suspenderem a atividade devido à quebra no volume de corridas e, consequentemente, nas receitas.

Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (ligação indisponível).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: TAP, banca e Mexia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião