Ikea planeia devolver apoio do lay-off ao Estado português

A Ikea está a negociar com os Governos de nove países a melhor forma de devolver os apoios que lhe foram concedidos ao abrigo de regimes como o português lay-off simplificado.

A sueca Ikea está a negociar com os Governos de nove países, incluindo de Portugal, no sentido de lhes devolver os apoios concedidos ao abrigo de regimes como o português lay-off simplificado, isto é, mecanismos que, nos últimos meses, ajudaram a empresa no pagamento dos salários aos trabalhadores. É que, afinal, o impacto da pandemia de coronavírus na sua atividade foi menos grave do que esperava.

De acordo com o Financial Times (acesso pago), a Ikea decidiu abrir conversações com a Bélgica, Croácia, República Checa, Irlanda, Portugal, Roménia, Sérvia, Espanha e Estados Unidos. Face às diferenças nos vários regimes em causa, a empresa ainda não consegue adiantar que valor planeia devolver a estes Estados.

Tolga Oncu, diretor da companhia sueca, explica que, inicialmente, antecipava que a atividade e as vendas cairiam 70% a 80% face à crise pandémica, mas o desconfinamento tem sido sinónimo de um aumento significativo da procura, daí a decisão de devolver os apoios estatais. “Agora sabemos mais do que sabíamos em fevereiro e março, pelo que o que devemos fazer passa por dizer ‘muito obrigado pela vossa ajuda durante este período difícil e agora vamos ver como poderemos devolver os apoios’“, explica Oncu ao Financial Times.

Em Portugal, a Ikea conta com cinco lojas em Alfragide, Loures, Loulé, Matosinhos e Braga. Estes estabelecimentos estiveram encerrados entre 18 de março e 31 de maio. E durante esse período, a empresa sueca decidir recorrer ao lay-off simplificado para 65% dos seus trabalhadores, assegurando-lhes, ainda assim, 100% da sua remuneração base.

Ao abrigo deste regime excecional, o empregador pode suspender os contratos de trabalho e reduzir os horários dos trabalhadores, cujos trabalhadores sofrem um corte máximo de 33%. No caso da suspensão dos contratos, os salários são, assim, reduzidos a dois terços, que são pagos em 70% pela Segurança Social. É esse o apoio que a Ikea quer agora devolver ao Estado português.

Até ao momento, mais de 100 mil empresas já recorreram ao lay-off simplificado, abrangendo mais de 800 mil trabalhadores.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ikea planeia devolver apoio do lay-off ao Estado português

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião