BCE alerta para “urgência” do fundo de recuperação da UE

  • ECO
  • 16 Junho 2020

Fabio Panetta, membro do Conselho Executivo da autoridade monetária, alertou "quanto mais esperarmos, maiores serão os custos de intervir".

O Banco Central Europeu (BCE) pede à União Europeia que feche, com urgência, o pacote de medidas de recuperação após a crise para os países do euro. Em entrevista ao Le Monde (acesso pago e conteúdo em francês), Fabio Panetta, membro do Conselho Executivo da autoridade monetária, alertou para o risco de adiar uma decisão.

É extremamente urgente e o objetivo deveria ser implementar [o plano de recuperação] o mais depressa possível. Nunca depois do início de 2021“, disse Panetta, ao Le Monde. “Quanto mais esperarmos, maiores serão os custos de intervir”, sublinhou. A União Europeia propôs um pacote de 750 mil milhões de euros, mas há este fundo de recuperação tem de ter aprovação unânime e há países contra.

Este viria a juntar-se ao programa de emergência do próprio BCE, que foi reforçado no início do mês para 1,35 biliões de euros. “Políticas orçamental e monetária têm de trabalhar de mãos dadas para que a economia volte a andar sob rodas o mais depressa possível. Para ser eficaz, a política orçamental tem de modernizar a economia, por exemplo investindo em capital humano, tecnologia e ambiente”, acrescentou Panetta.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história e às newsletters ECO Insider e Novo Normal.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

BCE alerta para “urgência” do fundo de recuperação da UE

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião