Após falhar venda ao Abanca, Isabel dos Santos diz que já está a analisar outras propostas pelo EuroBic

Depois do falhanço do negócio com os espanhóis do Abanca, Isabel dos Santos anunciou esta quarta-feira que já está a analisar outras ofertas para a venda da sua posição acionista no banco EuroBic.

Um dia depois de ter falhado a venda aos espanhóis do Abanca, a empresária angolana Isabel dos Santos anunciou que já está a analisar outras “propostas de interesse” para alienar a sua posição acionista no EuroBic.

“A Santoro Finance e a Finisantoro mantêm a sua vontade de, nos termos legais competentes, dar continuidade ao processo de alienação de tal participação social, dando de imediato início à apreciação de outras propostas de interesse que já se manifestaram“, referiu Isabel dos Santos em comunicado divulgado esta quarta-feira. A empresária detém, através daquelas duas sociedades, 42,5% do banco português.

Depois de várias semanas de negociações, os acionistas do EuroBic e o Abanca não chegaram a um acordo em relação ao preço do banco, com os espanhóis a desistirem do negócio. “Os argumentos e razões apresentados pelo Abanca para abandonar o processo devem-se às suas próprias opções estratégicas, sendo as subscritoras alheias a qualquer facto que o possa justificar”, sublinhou a empresária angolana.

Antes de iniciar negociações exclusivas com o Abanca, o EuroBic tinha recebido outras manifestações de interesse, nomeadamente da parte de investidores oriundos do Reino Unido, do Médio Oriente e da China, além dos espanhóis, conforme avançou o ECO no final de janeiro. Será, ao que tudo indica, com estes interessados que Isabel dos Santos estará agora a conversar.

"A Santoro Finance e a Finisantoro mantêm a sua vontade de, nos termos legais competentes, dar continuidade ao processo de alienação de tal participação social, dando de imediato início à apreciação de outras propostas de interesse que já se manifestaram.”

Santoro Finance e a Finisantoro

Comunicado

Esta quarta-feira, o Banco de Portugal deu conta de que está a par de todo o processo e que continua a acompanhar a gestão do EuroBic, liderada por Teixeira dos Santos.

O EuroBic fechou 2019 com lucros recorde de 61 milhões de euros. Entretanto, por causa do impacto da pandemia de Covid-19, viu os lucros caírem 66% para 4,5 milhões neste primeiro trimestre face ao mesmo período do ano passado.

Isabel dos Santos congratulou-se com “a solidez e resultados positivos do banco EuroBic” durante este período do surto, fatores que contribuíram para que o Abanca se tivesse mantido o interesse na aquisição banco.

Em relação à situação líquida, o EuroBic chegou ao final de março apresentando capitais próprios de 572 milhões de euros. Por este indicador, aplicando métricas do mercado — o BCP, por exemplo, estava avaliado na bolsa a cerca de 40%-50% dos seus capitais próprios —, o EuroBic apresenta um valor de mercado de entre os 230 milhões e 280 milhões de euros.

(Notícia atualizada às 17h35)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Após falhar venda ao Abanca, Isabel dos Santos diz que já está a analisar outras propostas pelo EuroBic

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião