Hoje nas notícias: Banco de Portugal, IES e lóbi

  • ECO
  • 17 Junho 2020

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

Num dia em que as capas dos jornais estão dominadas pela tragédia de Pedrógão, há três anos, a sucessão do governador do Banco de Portugal continua a marcar presença, com a notícia de que o candidato ao lugar — Mário Centeno — escolheu a equipa que o fiscaliza. A nova chave de encriptação de dados das empresas, o índice de contágio de Covid-19 e o turismo do Norte também estão entre os principais destaques. E ainda o vereador da Câmara da Maia que assumiu lóbi para ganhar concursos.

Centeno nomeou equipa que fiscaliza o Banco de Portugal

O ex-ministro das Finanças, Mário Centeno, escolheu os nomes do conselho de auditoria que tem como objetivo avaliar o trabalho do governador do Banco de Portugal. Este conselho integra três membros, todos designados por Centeno: Nuno Fernandes como presidente, Óscar Figueiredo e Margarida Vieira de Abreu. Se Centeno for o próximo governador do Banco de Portugal, este conselho de auditoria irá controlar o trabalho de quem o nomeou, o que pode representar um conflito de interesses. Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado).

Casa da Moeda vai ter “chave” dos dados das empresas

O envio de Informação Empresarial Simplificada (IES) às Finanças vai ter um novo mecanismo de encriptação que faz com que o Fisco não tenha acesso imediato à informação de que não precisa. O sistema, que não tem custos adicionais para as empresas, será disponibilizado pela Casa da Moeda, que fica responsável por guardar essa chave de desencriptação para ceder a informação à Autoridade Tributária quando necessário. Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (link indisponível).

Vereador da Câmara da Maia assume lóbi para ganhar concursos

O vereador da Câmara da Maia, Francisco Vieira de Carvalho, assumiu em tribunal que fez lóbi junto de vários contactos. Pretendia que uma empresa para a qual prestava serviços de consultoria fosse adjudicada para empreitadas, algumas através de concursos públicos. Os juízes do Porto dizem que postura de Francisco Vieira de Carvalho poderá estar ligada a eventual tráfico de influências. Leia a notícia completa no Correio da Manhã (acesso pago).

Portugal é dos países europeus com menor índice de contágio

Portugal está entre os países europeus com índice de contágio de Covid-19 mais baixos, segundo a projeção do Imperial College. A mesma análise tinha colocado o país, no final de maio, entre os piores indicadores europeus. Mas a situação alterou-se, numa altura em que há 37.336 pessoas infetadas no país e a região de Lisboa e Vale do Tejo é a principal preocupação. Nunca houve tantas pessoas sob vigilância em Portugal como agora. Leia a notícia completa no i (link indisponível).

“Linha do Douro é absolutamente estratégica para turismo do Norte”

A região Norte está a apostar nos comboios para desenvolver o turismo, após a pandemia. Estão previstas novas locomotivas que permitem que os turistas contemplem a paisagem do Douro Vinhateiro e está a ser estudada uma parceria com os espanhóis de Castela e Leão para promover o património classificado pela Unesco, segundo explicou Luís Pedro Martins, líder da entidade regional de turismo do Porto e Norte de Portugal. Defende ainda a reativação da linha do Douro até Salamanca. Leia a entrevista completa no Dinheiro Vivo (acesso livre).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: Banco de Portugal, IES e lóbi

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião