Hoje nas notícias: PS, bolsa e fotovoltaico flutuante

  • ECO
  • 19 Junho 2020

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

A liderança do PS nas intenções de voto tem-se consolidado com a pandemia, mas a diferença face ao PSD diminuiu em junho. Este é uma das notícias nas manchetes dos jornais nacionais, onde se destacam ainda a entrevista da presidente da bolsa sobre a recuperação económica, o projeto de fotovoltaico flutuante no Alqueva e o atraso nas pensões devido a um extravio de papéis na Segurança Social.

PS recua, mas mantém liderança

O PS é o partido que acolhe mais intenções de voto dos eleitores em Portugal. A situação mantém-se assim, apesar de ter registado, em junho, um recuo de três décimas face a maio. Em sentido contrário, o PSD subiu oito décimas para 24,1%. Já o Bloco de Esquerda inverte a tendência de queda registada nos dois meses anteriores e reúne 9,8% das intenções de voto, seguido do Chega com 6,8% e da CDU com 6,2%. Leia a notícia completa no Correio da Manhã (acesso pago).

 

“Não podemos, mais uma vez, tentar resolver tudo só com dívida”, diz Isabel Ucha

A presidente da Euronext Lisbon, Isabel Ucha, defende que o financiamento privado através do mercado de ações tem de fazer parte do plano de recuperação após a pandemia e que a retoma não pode ser feita só através de dívida. Considera essencial que haja regulação mais simples e que sejam criados veículos para as PME cotarem de forma agregadas. A líder da bolsa de Lisboa avança ainda que o impacto da pandemia nos mercados e no processo de atração de novos emitentes já está a diminuir e que há operações prestes a ocorrer, incluindo em Portugal. Leia a notícia completa no Jornal Económico (acesso pago).

Fotovoltaico flutuante no Alqueva em espera devido ao vírus

A Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva (EDIA) colocou em espera o projeto para o maior projeto fotovoltaico flutuante da Europa. Este tinha sido anunciado há oito meses, mas a “situação de bloqueio económico associada à pandemia” levou a empresa gestora do Alqueva a adiar o concurso de 50 milhões de euros de investimento para a instalação de dez centrais com 127 mil painéis. “Temos sinais de retoma, vamos ver se avançamos ou esperamos mais alguns meses”, diz fonte oficial da empresa. Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).

Extravio de papéis na Segurança Social atrasa atribuição de pensões

A Provedora de Justiça, Maria Lúcia Amaral, destaca que apesar do “esforço louvável” dos trabalhadores, o Centro Nacional de Pensões (CNP) da Segurança Social continua sem resolver os atrasos na aprovação de pensões e outras prestações sociais. Há pedidos que demoram mais de um ano a serem aprovados, sendo que as principais falhas prendem-se com processos tramitados à mão, informações em falta no sistema informático, extravio interno de correspondência e má articulação com a Caixa Geral de Aposentações. De acordo com o relatório entregue, esta quinta-feira, na Assembleia da República, os atrasos no processamento e pagamento de pensões deram azo à maioria dessas reclamações. Perante tantas reclamações, as queixas continuam a chegar à Provedoria. Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado).

“Não tenho dúvidas que um dia seremos um grande partido”, diz líder da Iniciativa Liberal

João Cotrim de Figueiredo, líder da Iniciativa Liberal, destaca que a nível económico a ideologia do partido aproxima-se mais da direita, enquanto no que toca a questões como a eutanásia e a legalização das drogas leves, a Iniciativa Liberal está mais próxima da esquerda. Para o líder “proibir e obrigar” são dois termos que lhe causa muita confusão”. Em relação ao caminho que a Iniciativa Liberal está a percorrer, o deputado não tem dúvidas que “um dia serão um grande partido”. Leia a notícia completa no i (link indisponível).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: PS, bolsa e fotovoltaico flutuante

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião