BCP sobe 2,7% e impulsiona Lisboa. Bolsas europeias avançam

A bolsa de Lisboa acompanhou a tendência das principais praças europeias e avançou impulsionada pelo BCP. O banco ganhou quase 2,7%, o melhor desempenho da sessão.

As bolsas europeias valorizaram e o índice português seguiu a tendência. Os investidores receberam com ânimo a notícia de que o acordo comercial de “fase 1” entre os EUA e a China está em curso, uma informação que também puxa pelas bolsas do outro lado do Atlântico.

Ignorando o risco crescente de uma segunda vaga da pandemia em alguns países, o pan-europeu Stoxx 600 avançou 1,3% esta terça-feira. O francês CAC-40 subiu 1,5%, o espanhol IBEX ganhou 1,2% e o alemão DAX valorizou 2,3%, enquanto o britânico FTSE somou 1,3%.

Os ganhos foram mais modestos em Lisboa, com o PSI-20 a valorizar 0,80%, para 4.449,68 pontos, eliminando parcialmente as perdas registadas na semana anterior. A puxar pelo índice português estiveram os “pesos pesados” BCP, Galp Energia e as ações do grupo EDP.

Mas, primeiro, o BCP. O banco liderado por Miguel Maya ocupou o topo do pódio dos melhores desempenhos da sessão, com uma subida de 2,68%. Os títulos valem agora 11,49 cêntimos.

Evolução das ações do BCP na bolsa de Lisboa

Da banca para a energia, a EDP Renováveis destacou-se com uma recuperação de 2,56%, para 12 euros cada título, enquanto a casa-mãe EDP ganhou 0,33%, para 4,197 euros, um dia depois de ter sido conhecido o teor da defesa de António Mexia perante a suspensão de funções proposta pelo Ministério Público no âmbito da investigação às “rendas excessivas”.

No mesmo setor, a Galp Energia também impulsionou a bolsa de Lisboa ao avançar 1,30%, para 10,875 euros. A valorização dá-se num contexto de recuperação dos preços do petróleo, num dia em que o Brent segue a ganhar 1,18%, para 43,59 dólares o barril.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

BCP sobe 2,7% e impulsiona Lisboa. Bolsas europeias avançam

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião