Agência para o Desenvolvimento alerta para falsas iniciativas de internacionalização com fundos europeus

  • Lusa
  • 25 Junho 2020

Agência para o Desenvolvimento e Coesão alertou para a divulgação de falsas iniciativas de internacionalização de empresas para a Europa.

A Agência para o Desenvolvimento e Coesão (AD&C) alertou para a divulgação de falsas iniciativas de internacionalização de empresas para a Europa, através de parcerias luso-brasileiras, com o apoio do Portugal 2020.

“Têm sido divulgadas na internet várias iniciativas destinadas à internacionalização de empresas para a Europa, assentes em parcerias luso-brasileiras, através de um alegado “Hub Portugal”, que contaria com a intervenção do Portugal 2020”, lê-se numa nota publicada no site da AD&C.

De acordo com a agência, esta informação não está enquadrada nos apoios cofinanciados pelos fundos europeus estruturais e de investimento, no âmbito do programa Portugal 2020, podendo assim “eventualmente vir a consubstanciar expedientes de natureza ilícita ou fraudulenta”.

No documento, a AD&C indicou ainda dois exemplos de iniciativas não reconhecidas pelas entidades oficiais Portuguesas.

A primeira diz respeito a uma iniciativa de internacionalização de empresas, através do ‘Hub Portugal’, publicada no site de eventos eventbrite.com.br, que, entretanto, já não se encontra disponível.

Já a segunda, publicada na página online sympla.com.br, faz referência a um webinar sobre o mesmo tema, também através do ‘Hub Portugal’, que foi igualmente eliminada.

A AD&C é responsável pela coordenação da política de desenvolvimento regional e dos fundos da União Europeia.

Com uma dotação global de cerca de 26 mil milhões de euros, o programa Portugal 2020 (PT 2020) consiste num acordo de parceria entre Portugal e a Comissão Europeia, “no qual se estabelecem os princípios e as prioridades de programação para a política de desenvolvimento económico, social e territorial de Portugal, entre 2014 e 2020”.

Os primeiros concursos do programa PT 2020 foram abertos em 2015.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Agência para o Desenvolvimento alerta para falsas iniciativas de internacionalização com fundos europeus

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião