Revista de imprensa internacional

  • ECO
  • 30 Junho 2020

Economia espanhola entrou em colapso com uma taxa histórica de 5,2% enquanto a economia britânica apresenta a maior queda em 40 anos. Google ameaça cortar receitas de publicidade a publishers.

A pandemia de Covid-19 continua a marcar a atualidade internacional. Em Espanha, a economia entrou em colapso com uma taxa histórica de 5,2% a par da economia britânica que apresenta a maior queda em 40 anos. Algumas empresas de media norte-americanas têm pressionado a Google a deixar de recolher dados sobre os seus leitores. Mas a empresa estará a retaliar com a ameaça de travar o fluxo de receitas de publicidade a estes meios. A Cepsa comprou 40% de dois fabricantes de asfalto em Marrocos, numa altura em que Pequim aprova lei da segurança nacional em Hong Hong.

Cinco Días

Economia espanhola entrou em colapso com uma taxa histórica de 5,2%

O Instituto Nacional de Estatística (INE) confirmou na terça-feira que a economia espanhola entrou em colapso em 5,2% no primeiro trimestre do ano, em comparação com o período homólogo. Este declínio foi o resultado de uma queda no consumo doméstico (6,6%), no investimento empresarial (8%) e na habitação (5,9%), bem como do colapso das exportações (8,2%) e das importações (6,6%). O PIB espanhol contraiu 4,1% no primeiro trimestre, contra um aumento de 1,8% no trimestre anterior. Este foi o maior declínio desde o segundo trimestre de 2009, quando a economia espanhola contraiu 4,4% numa base anual.

Leia a notícia completa no Cinco Días (acesso livre, conteúdo em espanhol).

Reuters

Economia britânica apresenta a maior queda em 40 anos

A economia britânica sofreu a maior contração desde 1979 no início de 2020. O Produto Interno Bruto (PIB) caiu 2,2% em cadeia entre janeiro e março, informou o Gabinete de Estatísticas Nacionais (ONS). A economia britânica poderá ter contraído 20% na primeira metade de 2020, disse o Banco de Inglaterra no início deste mês, afirmando que a quebra na economia este ano poderá ser a pior em três séculos. O primeiro-ministro Boris Johnson vai apresentar o seu plano para acelerar a recuperação da economia britânica, quando promete acelerar o investimento de cinco mil milhões de libras (5,47 mil milhões de euros) em infraestruturas.

Leia a notícia completa na Reuters (acesso livre, conteúdo em inglês).

Financial Post

Google ameaça cortar receitas de publicidade a publishers

Algumas empresas de media norte-americanas têm pressionado a Google a deixar de recolher dados sobre os seus leitores. Mas a empresa estará a retaliar com a ameaça de travar o fluxo de receitas de publicidade a estes meios. As negociações estão em curso, mas a Google está em vantagem por deter uma “fatia” dominante do mercado de publicidade digital, em conjunto com o Facebook. Os publishers de conteúdos argumentam que, ao ter acesso a dados sobre o comportamento e preferências dos seus leitores, a Google mantém uma vantagem concorrencial no mercado dos banners digitais.

Leia a notícia completa no Financial Post (acesso livre, conteúdo em inglês).

The Guardian

Pequim aprova lei da segurança nacional em Hong Hong

O Comité Permanente da Assembleia Popular Nacional da China ratificou esta terça-feira a controversa lei de segurança de Hong Kong e penas de prisão perpétua estão ainda em cima da mesa, informaram os media da cidade chinesa. Fontes citadas pelo South China Morning Post (SCMP) e pela emissora pública RTHK informaram que a lei foi ratificada esta manhã durante a reunião do Comité Permanente, com a legislação a poder entrar em vigor na quarta-feira, 01 de julho, data em que se assinala a transferência do território da soberania britânica para a chinesa, que ocorreu em 1997.

Leia a notícia completa no The Guardian (acesso livre, conteúdo em inglês).

Noticias Diarios

Cepsa compra 40% de dois fabricantes de asfalto em Marrocos

A Cepsa chegou a um acordo com o grupo marroquino Majdaline Holding para promover conjuntamente o negócio do asfalto no país e explorar sinergias a médio e longo prazo. A companhia espanhola adquiriu à Majdaline uma participação de 40% nas empresas Sorexi e Bitulife, líderes na produção e distribuição de asfaltos e revestimentos asfálticos para o setor da construção de estradas e edifícios em território marroquino. A Cepsa procura consolidar a sua posição como um dos principais atores energéticos em Marrocos, onde opera há 30 anos.

Leia a notícia completa no Noticias Diarios (acesso livre, conteúdo em espanhol).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Revista de imprensa internacional

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião