Compra até 50 euros? Nunca mais vai precisar de pôr o PIN do cartão

O limite dos pagamentos com recurso à tecnologia contactless nos cartões subiu de 20 para 50 euros no início do Estado de emergência. Banco de Portugal decidiu manter o novo valor.

O limite máximo de pagamentos com cartões e tecnologia contactless vai passar permanentemente para 50 euros. A necessidade de travar contactos físicos na hora de efetuar pagamentos levou ao alargamento do limite face à anterior barreira de 20 euros, sendo que o limite passou agora de provisório a definitivo.

O Banco de Portugal anunciou a mudança num comunicado divulgado esta segunda-feira, em que refere que “os consumidores vão poder continuar a utilizar a tecnologia contactless para efetuar pagamentos presenciais até 50 euros sem introduzir o PIN“. Ou seja, bastando apenas aproximar o cartão bancário do terminal de pagamento.

Este anúncio surge quase quatro meses depois de, a 25 de março de 2020, o montante máximo para pagamentos realizados com a tecnologia contactless sem necessidade de introduzir o PIN ter passado de 20 euros para 50 euros.

“Esta alteração surgiu em resposta à evolução da pandemia de Covid-19, num contexto de incentivo ao uso de pagamentos ‘sem contacto’, e ‘conquistou’ comerciantes e consumidores. Os consumidores passaram a recorrer à tecnologia contactless em cerca de 20% das compras com cartão, praticamente duplicando o nível de utilização existente antes da pandemia“, explica o regulador da banca.

Face a este cenário, a entidade liderada por Carlos Costa diz que “a comunidade bancária nacional, em articulação com o Banco de Portugal e com a SIBS, decidiu, agora, tornar permanente o limite de 50 euros para a realização de pagamentos contactless sem necessidade de introduzir o PIN”.

A possibilidade de tornar permanente o limite de 50 euros para os pagamentos com cartões com tecnologia contactless já tinha sido avançada por Hélder Rosalino, administrador do Banco de Portugal, numa entrevista ao Jornal de Negócios e Antena 1 no início de junho.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história e às newsletters ECO Insider e Novo Normal.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Compra até 50 euros? Nunca mais vai precisar de pôr o PIN do cartão

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião