Hoje nas notícias: Sondagens, CP e Rodrigo dos Santos

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

As sondagens dão conta de um regresso à normalidade em termos de popularidade. António Costa e Marcelo Rebelo de Sousa voltam a estar afastados por quatro décimas, depois da colagem durante os meses de pandemia e confinamento. Mas o coronavírus também teve outros efeitos. o presidente da CP, Nuno Freitas, revela que a CP, durante o confinamento teve uma redução de 95% na procura, o que provocou perdas de 150 milhões de euros. E ainda no capítulo da Covid-19, o Reino Unido já comprou 180 milhões de doses de vacinas experimentais, de vários tipos, esperando que pelo menos uma seja eficaz.

Marcelo descola de Costa nas sondagens

Depois da Aximage, agora é a vez da Intercampus demonstrar que a imagem de António Costa já não está nos máximos em que se encontra em abril e maio, meses de confinamento ditado pela pandemia, quando conseguiu igualar o Marcelo Rebelo de Sousa no ranking da “imagem das instituições”. De acordo com a sondagem realizada para o Jornal de Negócios, Correio da Manhã e CMTV, o Presidente da República, numa escala de 1 a 5 (em cinco é uma avaliação muito positiva) volta a ter em julho o mesmo resultado de 3,9, idêntico ao registado nos dois meses anteriores, enquanto António Costa desce este mês de 3,7 para 3,5, ou seja quatro décimas abaixo do resultado do Chefe de Estado, a mesma diferença que os separava em março, quando a pandemia de coronavírus afetou o país. Leia a notícia na íntegra no Jornal de Negócios (acesso pago)

Covid-19 provoca perdas na CP de 150 milhões de euros

Durante o confinamento a CP teve uma redução de 95% na procura, sendo que a quebra ainda se mantém atualmente nos 50%. Esta paragem abrupta provocou perdas na empresa de 150 milhões de euros. “Tivemos reduções na procura na ordem dos 95% e mantivemos a oferta, em média, nos 75%, com alguns serviços próximos dos 100%. Podemos dizer que a CP perdeu 150 milhões de euros por causa da Covid-19, número que está a ser revisto em alta à medida que nos damos conta do impacto da recessão económica”, disse o presidente da CP, Nuno Freitas, em entrevista ao Público. Leia a notícia na íntegra no Público (acesso condicionado)

Reino Unido compra 180 milhões de doses de vacinas experimentais

Apesar de ainda não existir uma vacina para a Covid-19, o Reino Unido já comprou 180 milhões de doses de vacinas experimentais, de vários tipos, esperando que pelo menos uma seja eficaz. “É a coisa certa a fazer, para estar absolutamente na frente da fila, para garantir que estamos numa posição de conseguir essas vacinas primeiro quando elas ficarem disponíveis”, disse Gavin Williams, secretário da Educação britânico, que fez a ronda de imprensa do Governo, citado pela BBC. Leia a notícia completa no i (acesso livre)

Só 0,19% dos vistos gold serviram para criar emprego

Ao longo de oito anos foram atribuídas 17 autorizações de residência que tiveram como contrapartida a criação de postos de trabalho. Isto faz com que a esmagadora maioria dos vistos gold — quase nove mil pedidos — foram justificados com negócios no imobiliário. Desde que o programa ARI foi lançado, em outubro de 2012, o investimento acumulado até junho passado totalizou 5.375.257.550,51 euros, com a aquisição de bens imóveis a somar 4.858.374.412,75 euros. Leia a notícia na íntegra no Jornal de Notícias (link indisponível)

TVI quer José Rodrigues dos Santos e oferece milhões de euros

A TVI está interessada em contratar o pivô José Rodrigues dos Santos. De acordo com o Correio da Manhã, a estação de televisão que volta a abrir as portas a Cristina Ferreira, está a oferecer um milhão de euros pelo jornalista da RTP, que este ano completa 30 anos ao serviço da televisão pública. Esta oferta da TVI poderá incluir um cargo na direção. José Rodrigues dos Santos, que ganha atualmente cerca de 13 mil euros por mês na estação, ainda não fez qualquer comentário. Leia a notícia na íntegra no Correio da Manhã (acesso pago) Mas a notícia acabou por ser desmentida pelo próprio Nuno Santos “A TVI comunicou a escolha para a Direção de Informação e, nos próximos dias, anunciarei a Equipa que integra elementos experimentes e qualificados da nossa Redação e outros, poucos, que chegam para somar”, disse numa publicação na rede social Facebook. “O José Rodrigues dos Santos, um amigo e que foi um dos mais leais camaradas quando dirigi a Informação da RTP, não está nesse grupo. Nem para a Direção, nem para apresentar os Jornais. Não está, não esteve e não estará. Simples”, garantiu o diretor-geral da TVI.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: Sondagens, CP e Rodrigo dos Santos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião