Carro vai continuar a ser o meio de transporte preferido nos próximos cinco anos

  • ECO
  • 27 Julho 2020

Em altura de pandemia a procura por trotinetas, bicicletas e motos disparou, mas os portugueses acreditam que vão continuar a preferir o carro nos próximos cinco anos.

Os transportes públicos são vistos pelos portugueses como inseguros e, por isso, nos próximos cinco anos, a população acredita que vai continuar a olhar para o carro como o meio de transporte preferencial, mostra o Barómetro ACP, citado pelo Jornal de Notícias e pela TSF. Em altura de pandemia, a procura por trotinetas, bicicletas e motos disparou, mas não o suficiente para ultrapassar a popularidade do automóvel.

O autocarro é considerado o meio de transporte mais inseguro em tempos de pandemia, seguido do metro e do comboio. E por isso é que a maioria dos portugueses está a evitar deslocações nos transportes públicos: 83% dos passageiros confessa ter deixado de viajar ou estar a deslocar-se menos de autocarro. E são os jovens dos 18 aos 34 anos que consideram os autocarros mais inseguros.

É por isso que o automóvel continua — e vai continuar a ser — o meio de transporte mais procurado. Depois do automóvel aparece a bicicleta, a moto e a trotinetas. Antes da pandemia, estes veículos tinham um uso residual — entre os 0,9% e os 6,5% –, mas nestes últimos meses a percentagem de pessoas a recorrer a estes meios de transporte aumentou para taxas entre os 25% e os 50%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história e às newsletters ECO Insider e Novo Normal.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Carro vai continuar a ser o meio de transporte preferido nos próximos cinco anos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião