Chinesa TikTok alerta Donald Trump que não planeia “ir a lado nenhum”

  • Lusa
  • 2 Agosto 2020

A rede social chinesa fez um vídeo que foi colocado na sua página do Twitter pela diretora-geral para os Estados Unidos onde agradece aos milhões de norte-americanos que utilizam a app.

A chinesa TikTok alertou este sábado o Presidente dos Estados Unidos de que não tem planos de “ir a lado algum“, depois de Donald Trump ter anunciado os seus planos de proibir a rede social no país.

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou na sexta-feira que vai proibir a rede social chinesa TikTok no país, por razões de segurança nacional.

A TikTok, com sede em Nova Iorque, fez um vídeo que foi colocado na sua página do Twitter pela diretora-geral para os Estados Unidos, Vanessa Pappas, onde agradece aos milhões de norte-americanos que utilizam esta aplicação (app) diariamente.

“Não planeamos ir a lado algum”, afirmou Vanessa Pappas no vídeo, numa resposta poucas horas depois de Donald Trump anunciar a intenção de proibir a TikTok, assegurando que pode fazê-lo mediante ordem executiva.

Pappas disse aos norte-americanos, na sua mensagem, que a empresa está orgulhosa dos 1.500 trabalhadores que tem no país e que pretende criar outros 10.000 empregos durante os próximos três anos.

“Tiktok é o lugar de criadores e artistas para expressar as suas ideias e se conectarem com pessoas de diferentes origens. Estamos orgulhosos de todos os que consideram a TikTok o seu lugar”, salientou a diretora-geral no vídeo.

No início deste mês, o secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, já sugerira que o Washington estava a pensar restringir o acesso à TikTok em solo norte-americano, dada a possibilidade de Pequim estar a usar a rede social como um meio de monitorização e distribuição de propaganda.

A TikTok é uma rede social desenvolvida pela ByteDance, com sede em Pequim, na qual vídeos curtos são partilhados, com grande sucesso entre o público adolescente, mas, ao mesmo tempo, levanta grandes dúvidas quanto à segurança dos dados de utilizadores e vínculos com o Partido Comunista Chinês.

Esta semana, o New York Times noticiou que a Microsoft está a negociar a compra da app chinesa TikTok, avaliada em cerca de 100.000 milhões de dólares.

Desconhece-se o quão estão avançadas as conversações que poderão levar a Microsoft a ser acionista da TikTok.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Chinesa TikTok alerta Donald Trump que não planeia “ir a lado nenhum”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião