Portugal entre os 20 maiores produtores de calçado do mundo

Apesar de 2019 ter sido ano de abrandamento a nível mundial, a indústria de calçado produziu 24,3 mil milhões de pares de sapatos, o que representa um novo recorde. Portugal é o 19.º maior produtor.

O ano de 2019 foi marcado por um abrandamento mundial na indústria do calçado, com o setor a apresentar um crescimento marginal de 0,6%. Contudo, mesmo com esta desaceleração, a produção alcançou um recorde de 24,3 mil milhões de pares, de acordo com dados dados do World Footwear Yearbook 2020 da Associação Portuguesa de Calçado (APICCAPS), que coloca Portugal na 19.ª posição da lista dos maiores produtores.

Nos últimos dez anos, a produção mundial do setor cresceu 21,2% e as exportações globais aumentaram 10,6% em volume e 59,1% em valor. Porém, segundo o relatório, este novo recorde de 24,3 mil milhões de pares registado em 2019 deverá “durar alguns anos” por causa da pandemia.

No que respeita a Portugal, a indústria de calçado produziu 76 milhões de pares de sapatos em 2019, um número que posiciona o país novamente no ranking dos 20 maiores produtores mundiais. Ficou em 19.º lugar na tabela dos maiores exportadores em volume. A nível de consumo, a Alemanha, França e Reino Unido são os únicos países europeus nesta lista dos maiores consumidores de calçado a nível munida. A China lidera a tabela, seguida da Índia e EUA.

A indústria do calçado continua a estar fortemente concentrada na Ásia, onde quase nove em cada dez pares de sapatos são fabricados no continente asiático.

Segundo os dados agora conhecidos, o calçado têxtil representa um terço de todo o calçado comercializado no mundo: “O aumento abrupto da importância do calçado têxtil tem sido a característica mais notável da evolução do internacional comércio de calçado durante a última década”, lê-se no documento.

Tanto o calçado de borracha e plástico como o de couro perderam quota para os têxteis. Todavia, o calçado de borracha e plástico ainda representam quase metade (47,5%) do volume de todo o calçado exportado a nível mundial.

Europa ganha quota de mercado

No ano passado, foram exportados 15 mil milhões de pares, o que representa 62% da produção, sendo que a maioria das exportações advém da Ásia com uma quota mundial de 83,9%. A China lidera a tabela, seguida do Vietname e da Indonésia. A Alemanha ocupa o 4.º lugar e a Itália o 8.º lugar do ranking.

Apesar desta quota, ao longo da última década, as exportações da Ásia diminuíram ligeiramente, contrariamente ao continente europeu que viu nos últimos dez anos, a sua quota nas exportações globais aumentar em 2,6 pontos percentuais.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal entre os 20 maiores produtores de calçado do mundo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião