Contabilistas ainda estão a “reunir provas” contra a banca para entregar ao MP

A bastonária da Ordem dos Contabilistas Certificados adianta que a denúncia contra a banca ainda não chegou ao Ministério Público. As provas ainda estão a ser recolhidas.

A Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC) está ainda a reunir denúncias e provas para enviar para o Ministério Público (MP) sobre a pressão que a banca está alegadamente a fazer para que estes profissionais prestem falsas declarações sobre as quebras de faturação dos seus clientes. Em declarações à Rádio Observador, a bastonária Paula Franco adiantou que já são mais de 100 as denúncias e envolvem “os principais bancos portugueses”.

“Vamos fazê-lo [enviar as provas ao MP] até ao final do mês. Estamos a reunir provas. Continuam a chegar. Ainda ontem [segunda-feira] chegaram mais três. No final do mês, com o que tivermos, já podemos preparar as peças”, afirmou a responsável, referindo que a Ordem tem, neste momento, emails e declarações que confirmam as denúncias.

De acordo com a OCC, os gestores de conta estão a pressionar os contabilistas no sentido de atestarem falsamente quebras de faturação de, pelo menos, 40% nas empresas de modo a que estas acedam, de modo indevido, à linha de crédito de mil milhões de euros para micro e pequenas empresas, que tem garantias do Estado.

A situação está a ser considerada “grave” pela Ordem liderada por Paula Franco, que adiantou esta terça-feira que fará chegar em breve as provas ao Ministério Público. A responsável afirmou ainda que, da parte da banca, ainda não recebeu qualquer reação. “Não nos perguntaram nada sobre este assunto”, garantiu.

Da parte do Governo, o gabinete de Siza Vieira garantiu que, “no caso de se virem a provar as ilegalidade, serão naturalmente analisadas e punidas nos termos da lei“. É o Ministério da Economia o responsável pelas linhas de crédito em causa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Contabilistas ainda estão a “reunir provas” contra a banca para entregar ao MP

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião