Trump apoia eventual compra do TikTok pela Oracle

Donald Trump mostrou apoio a uma eventual compra do TikTok pela Oracle, que é liderada por um fervoroso apoiante do presidente dos EUA.

Donald Trump é a favor de uma eventual compra do TikTok pela Oracle, cujo chairman executivo é um fervoroso apoiante do presidente dos EUA. Um apoio evidenciado numa altura em que se sabe que há outras empresas na corrida pela rede social, como é o caso da também norte-americana Microsoft.

O Financial Times revelou na terça-feira que a Oracle também está a negociar a compra da operação do TikTok nos EUA, numa eventual operação em parceria com outros fundos que já detêm posições na chinesa ByteDance, dona da plataforma.

Confrontado com a notícia, o presidente dos EUA mostrou apoio à operação: “Bem, eu acho que a Oracle é uma ótima empresa, e penso que o dono é um tipo bestial. É uma pessoa bestial. Eu acho que a Oracle é certamente alguém capaz de lidar com isso [a compra do TikTok]. Sim. Nós demos-lhes até 15 de setembro”, afirmou, citado pela Business Insider.

Segundo aquela publicação, Trump referia-se a Larry Ellison, chairman executivo e cofundador da Oracle. Ellison tem mais de mil milhões de ações da empresa e é, também, um fervoroso apoiante de Trump, tendo inclusivamente organizado uma campanha de angariação de fundos para a campanha do presidente em fevereiro, uma decisão que gerou protestos por parte de funcionários da Oracle.

Este mês, a Microsoft confirmou que está a negociar a compra da operação do TikTok nos EUA. A imprensa internacional também noticiou que o Twitter esteve em conversações para uma possível “combinação”.

Trump já assinou duas ordens executivas direcionadas à ByteDance. Uma dá à empresa chinesa até 15 de setembro para negociar a venda da empresa. Outra dá até novembro para a conclusão da operação. A venda apressada do TikTok foi imposta pelos EUA porque as autoridades temem que o TikTok possa ser usado pelo regime chinês para roubar dados pessoais aos cidadãos norte-americanos, uma acusação que a empresa nega.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Trump apoia eventual compra do TikTok pela Oracle

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião