Quase 55 mil já se candidataram ao ensino superior. Número já supera total de vagas

Já quase 55 mil estudantes candidataram-se ao ensino superior, ultrapassando as cerca de 51 mil vagas disponíveis e o total de candidaturas apresentadas na primeira fase do concurso de 2019.

Em menos de 15 dias, quase 55 mil estudantes já apresentaram as suas candidaturas ao ensino superior. De acordo com a Direção-Geral do Ensino Superior (DGES), o número de candidatos às instituições portuguesas registado até agora já ultrapassa o total verificado na primeira fase do concurso em 2019 e supera as vagas disponíveis.

Segundo avançou, esta quinta-feira, o Jornal de Notícias e confirmou, entretanto, o ECO, entre o dia 7 e o dia 19 de agosto, deram entrada na DGES 54.733 candidaturas, no âmbito do concurso nacional de acesso e ingresso no ensino superior público.

Em 2019, as candidaturas arrancaram a meio de julho. Já este ano, a pandemia de coronavírus levou ao adiamento dos exames e, consequentemente, à alteração dos calendários, tendo o concurso nacional arrancado só no referido dia 7 de agosto. Terminará agora a 23 de agosto, 17 dias depois do prazo estabelecido em 2019.

De resto, este ano, há cerca de 51 mil vagas disponíveis nas várias instituições de ensino superior (o valor mais elevado dos últimos sete anos), ou seja, o número de candidaturas apresentadas até agora já ultrapassa os lugares à disposição, nesta primeira fase de acesso. De notar que, só no primeiro dia do concurso, 12.169 alunos candidataram-se ao ensino superior, cerca do dobro do que tinha sido registado em 2019.

Todo o processo de candidatura deve ser feito online, através do site da Direção-Geral do Ensino Superior. Os resultados serão conhecidos a 28 de setembro, data em que também se inicia a segunda fase do concurso, que terminará depois a 9 de outubro.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Quase 55 mil já se candidataram ao ensino superior. Número já supera total de vagas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião