Espanhola Audax compra portuguesa PH Simples por 20 milhões de euros

Elétrica está a reforçar a presença em Portugal. Além da aquisição, também foi uma das empresas que entrou no leilão de energia solar realizado na semana passada pelo Governo português.

A empresa espanhola Audax comprou uma posição de controlo (75%) da comercializadora de energia portuguesa PH Simples, um negócio avaliado em cerca de 20 milhões de euros, apurou o ECO junto de fontes que acompanharam o processo. O negócio tem como objetivo reforçar a presença em Portugal, e, após a fusão, a Audax espera passar a ter mais de 23 mil clientes e uma faturação de 175 milhões.

José Elias é o presidente da Audax Renovables

A Audax tem-se focado em crescer no mercado português nos últimos dois anos, particularmente no segmento de pequenas e médias empresas industriais, e a aquisição está em linha com essa estratégia. Sozinha, a Audax tem atualmente 1,38% da quota de mercado em Portugal e é o 9º maior comercializador. Com a integração da PH Simples, a empresa vai passar a ter 2,18% de quota de mercado e sobe à 6ª posição dos maiores comercializadores de energia no país.

Além de comercializador, a Audax já tem também produção própria de energia. Agora, após esta aquisição, o volume de energia produzida pela empresa será de 1,2 TWh por ano, grande parte de fontes renováveis. A expetactiva é que o EBITDA do negócio em Portugal ultrapasse os seis milhões de euros. A nível global, o grupo pretende aumentar a carteira de clientes de 305.000 para 500.000 até 2022 e superar a barreira dos 1.500 milhões de euros em receitas (com um EBITDA acima de 100 milhões de euros).

A par da compra da PH Simples, a Audax foi também uma das empresas que arrecadou lotes no leilão de energia solar realizado pelo Governo português na semana passada. Foram adjudicados à empresa dois lotes no Alentejo e Algarve representativos de 157 MW de potência solar fotovoltaica.

A Audax pretende continuar a crescer no mercado energético português, tanto na produção como na comercialização de energias renováveis, nomeadamente no segmento das PME, onde atualmente detém uma posição relevante no mercado. Os excelentes resultados e uma equipa muito profissional sustentam as previsões de crescimento”, diz a empresa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Espanhola Audax compra portuguesa PH Simples por 20 milhões de euros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião