Fizeram-se mais de 80 mil testes à Covid-19 por semana desde junho

Nas últimas semanas já se verificou um agravamento da situação da pandemia em vários países europeus, entre os quais Portugal.

Desde junho, têm-se realizado mais de 80 mil testes de diagnóstico de Covid-19 por semana, em Portugal. A incidência do coronavírus no país tinha vindo a decrescer, mas nas últimas semanas registou-se um aumento da proporção de positivos face ao número de testes, segundo Ausenda Machado, do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA).

Depois de uma evolução positiva, nos últimos tempos já se verificou um agravamento da situação em países como Espanha, sendo que Portugal também já se encontra num quadrante de maior incidência, adiantou a responsável na sessão de apresentação sobre a “Situação Epidemiológica da Covid-19 em Portugal”.

Esta sessão marcou o regresso daquelas que ficaram conhecidas como as “reuniões do Infarmed”. À entrada, o primeiro-ministro também apontou que se tinha verificado um aumento significativo do número de casos “mais cedo do que o esperado”. António Costa voltou a sublinhar também que “até haver vacina, a pandemia não passou”.

Na sessão desta segunda-feira passou também Rui Santos Ivo, do Infarmed, que falou precisamente do desenvolvimento da vacina. O especialista admitiu que nos encontramos numa “fase precoce do desenvolvimento das vacinas”, mas apontou que se deve “trabalhar no sentido de criar portefólio alargado de vacinas”.

Rui Santos Ivo adiantou também que existem 176 de vacinas em desenvolvimento, 33 em fase de avaliação clínica, ou seja, estudadas já em humanos, e oito vacinas na fase 3, que é a “última fase prévia à apresentação às autoridades” para autorização. Neste sentido, salienta também que nenhuma das vacinas será disponibilizada sem verificação da eficácia e segurança.

Portugal está inserido no processo europeu de compra de vacinas, sendo que a Comissão Europeia já anunciou negociações com seis empresas para esta compra conjunta. Neste âmbito, existe uma alocação a cada país com base na população, sendo que a Portugal coube 2,3%, no primeiro lote acordado, o que se traduz em 6,9 milhões de doses.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Fizeram-se mais de 80 mil testes à Covid-19 por semana desde junho

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião