Energia apaga a luz na bolsa de Lisboa

PSI-20 caiu pela terceira vez em quatro sessões, penalizado pelo setor da energia. Bolsas europeias e americanas também deslizaram por causa dos sinais cautelosos do banco central dos EUA.

A bolsa portuguesa fechou em terreno negativo pela terceira vez esta semana, pressionada pelo setor energético, num dia de perdas generalizadas na Europa e EUA.

O PSI-20, o principal índice português, caiu 0,16% para 4.286,76 pontos. Ainda que sete cotadas tenham encerrado em alta, com destaque para as subidas da Novabase (+5,64%), Mota-Engil (+4,13%), Corticeira Amorim (+3,42%) e BCP (+1,54%), a sessão terminou com perdas em Lisboa.

A pressionar o índice esteve sobretudo o setor energético, onde a EDP e EDP Renováveis caíram 0,80% e 1,42%, respetivamente, e a petrolífera Galp cedeu 0,68% para 9,036 euros, num dia em que o barril de petróleo está a valorizar mais de 2%.

EDP em queda na bolsa

Lisboa acompanhou as perdas na Europa. O índice de referência Stoxx 600 caiu 0,41% para 371,59 pontos. De Madrid a Frankfurt, as perdas bolsistas situaram-se entre 0,20% e 0,69%, sendo que o pior desempenho pertenceu ao italiano FTSE Mib, que caiu 0,99%.

Wall Street também segue com perdas em torno de 0,6%. Tudo por causa das perspetivas cautelosas que a Reserva Ferderal americana sinalizou ontem em relação à recuperação da economia após o impacto da pandemia.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Energia apaga a luz na bolsa de Lisboa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião