Fundo de Resolução manda NB acelerar auditoria a Vieira

  • ECO
  • 18 Setembro 2020

Entidade liderada por Máximo dos Santos "já transmitiu ao Novo Banco que importa acelerar" a auditoria aos créditos da Promovalor.

O Fundo de Resolução (FdR) mandou o Novo Banco acelerar o processo de auditoria aos créditos da Promovalor, empresa ligada a Luís Filipe Vieira, presidente do Benfica.

Ao Expresso (acesso livre), a entidade liderada por Máximo dos Santos diz que “considera muito importante que a auditoria em causa seja realizada e concluída com a brevidade possível, pelo que já transmitiu ao Novo Banco que importa acelerar os trabalhos nesse sentido”.

Esta auditoria já tinha sido pedida pelo FdR, tendo António Ramalho revelado no Parlamento que está em curso. O FdR “pediu também uma auditoria específica para que ela fosse analisada em profundidade. Auditoria essa que está em curso“, afirmou o presidente do Novo Banco.

Em causa está uma dívida do grupo económico do presidente do Benfica que, no final de 2018, ascendia a 760,3 milhões de euros, tornando-o num dos maiores devedores do Novo Banco devido tanto a imparidades como à desvalorização da dívida e dos ativos imobiliários.

Um dos entraves à rapidez da auditoria à Promovalor é a auditora. A PwC já tinha arrancado com os trabalhos para avaliar a viabilidade do fundo que ficou com a dívida da Promovalor, mas como é a auditora da Benfica SAD, terá de ser substituída, avançou o Jornal Económico (acesso pago). O Novo Banco vai ter de optar por uma de outras três auditoras que não tinham sido escolhidas: Baker Tilly, BDO ou Mazars.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Fundo de Resolução manda NB acelerar auditoria a Vieira

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião