Novo Banco reitera que conhece beneficiário último da GNB Vida

Após as declarações de Francisco Louçã na televisão, o Novo Banco veio reiterar que não só identificou o beneficiário último do fundo Apax, como entregou a informação ao supervisor e Governo.

O Novo Banco reitera que identificou o beneficiário último do fundo de investimento que comprou a seguradora GNB Vida, tendo entregado essas informações ao Fundo de Resolução e ao ministro das Finanças.

O esclarecimento enviado este sábado para as redações surge depois das declarações de Francisco Louçã no comentário semanal na Sic Notícias e que o banco refuta. “O Novo Banco vem desmentir e esclarecer as afirmações do comentador Francisco Louçã, em particular no ponto em que afirma que o Novo Banco não revelou o último beneficiário da compra da antiga seguradora GNB Vida. Por ser repetidamente falsa tal afirmação, necessita ser desmentida, repudiada e esclarecida”, afirma a instituição financeira.

Em quatro pontos, o banco assegura que identificou o beneficiário efetivo da seguradora. Diz que a idoneidade do fundo Apax foi aferida pelo regulador do setor segurador, a Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF) e que este fundo é regulado pela entidade reguladora britânica Financial Conduct Authority (FCA).

“Adicionalmente, o Novo Banco identificou o beneficiário efetivo do fundo de investimento comprador da GNB Vida, de acordo com os critérios fixados no artigo 30 da Lei 83/2017, de 18 de agosto, reforçados há menos de um mês por unanimidade pela Assembleia da Republica através da Lei n.º 58/2020, de 31 de agosto”, adianta ainda.

Para o banco não subsistem dúvidas quanto ao beneficiário último da GNB Vida, atualmente designada GamaLife.

A venda da GNB Vida causou uma perda de mais de 250 milhões de euros para o banco, e levantou dúvidas por causa de Greg Lindberg, antigo dono da Bankers Insurance Holdings e que foi condenado nos EUA. A Bankers Insurance Holdings foi adquirida pela Apax.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Novo Banco reitera que conhece beneficiário último da GNB Vida

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião