Famílias reforçam aposta em certificados. Captam 128 milhões em agosto

Recurso a produtos de poupança do Estado aumenta desde abril. Tanto os Certificados de Aforro como os Certificados do Tesouro registaram aumentos no mês passado.

Os aforradores em Portugal continuam a reforçar as aplicações em produtos de poupança e investimento do Estado. Em agosto, o investimento em certificados aumentou 128 milhões de euros, acima do valor registado no mês anterior, de acordo com os dados do Banco de Portugal divulgados esta segunda-feira.

Tanto os Certificados de Aforro como os Certificados do Tesouro registaram aumentos em agosto. As aplicações nos Certificados do Tesouro aumentaram em 111 milhões de euros, enquanto o valor investido nos certificados de Aforro subiu 17 milhões.

No total, o stock de investimento nos certificados disponibilizados pela Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública (IGCP) aos portugueses ascendia a 29.416 milhões de euros no final do mês passado, um novo máximo para a poupança dos particulares que está junto do Estado.

Desse montante, 17.251 milhões de euros estavam aplicados em Certificados do Tesouro, recuperando já das saídas de 690 milhões registadas em janeiro deste ano, que estiveram relacionadas principalmente com o vencimento dos últimos Certificados do Tesouro Poupança Mais que ofereciam juros até 5% e que foram emitidos em 2015. Os restantes 12.165 milhões de euros estavam em certificados de Aforro, instrumento de poupança de curto prazo.

Famílias continuam a reforçar investimento em certificados

Fonte: Banco de Portugal

No Orçamento do Estado para 2020, o Governo disse esperar um reforço de apenas 149 milhões de euros este ano no financiamento junto do retalho, apesar de sublinhar que o cenário previa um perfil de reinvestimento prudente.

No Orçamento Suplementar, o Executivo manteve os mesmos números, tendo acrescentado uma outra forma de se financiar junto das famílias: uma nova linha de obrigações do Tesouro de rendimento variável (OTRV), que deverá ter um montante de 1.500 milhões de euros. Esta ainda não foi lançada.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Famílias reforçam aposta em certificados. Captam 128 milhões em agosto

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião