Ordem abre inquérito a 11 contabilistas por falsificarem declarações

  • ECO
  • 21 Setembro 2020

A Ordem dos Contabilistas abriu um inquérito a 11 profissionais que terão cedido a pressões dos bancos para falsificarem declarações.

A Ordem dos Contabilistas Certificados abriu um inquérito disciplinar a 11 contabilistas. Em causa estão alegadas declarações falsas sobre a faturação de empresas, de modo a que os clientes possam ter acesso a linhas de crédito Covid-19 com garantia do Estado, avança a Rádio Renascença (acesso livre).

Enviámos 11 processos para o nosso conselho jurisdicional, na parte disciplinar”, revelou Paula Franco, bastonária da Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC), à rádio. A bastonária garantiu ainda que as queixas já foram também remetidas para o Ministério Público, no final da semana passada.

Envolvidos neste caso estarão contabilistas “que foram substituídos por outros que cederam a essa pressão, quando o contabilista original não cedia”, apontou a responsável, no Dia Nacional do Contabilista Certificado.

Em declarações à RTP3, Paula Franco diz que se trata de uma “ligação em cadeia”, que partia dos bancos e terminava nos contabilistas. “A pressão veio sempre dos bancos e dos gestores de contas que venderam essa ideia aos empresários e esses, por sua vez, pressionaram os contabilistas dizendo-lhes que o seu gestor de conta dizia que qualquer contabilistas fazia isto e que não havia qualquer problema”, denuncia.

Apesar de referir que “foram poucos os casos”, a bastonária da OCC sublinha que não se trata de uma prática “normal” e espera que “os contabilistas consigam não ceder a esta pressão e que os bancos acabem por uma vez por todas de vender esta ideia errada aos empresários”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ordem abre inquérito a 11 contabilistas por falsificarem declarações

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião