Covid-19 leva poupança das famílias a níveis recorde

Impacto das medidas de confinamento sobre o consumo e a incerteza sobre o rendimento futuro sustentam o aumento da poupança das famílias na Europa no segundo trimestre do ano.

A propensão das famílias para a poupança atingiu níveis recorde no primeiro trimestre do ano, tendência que terá tido continuidade no segundo trimestre antecipa uma análise do Banco Central Europeu (BCE) divulgada esta terça-feira.

A entidade liderada por Christine Lagarde sustenta essa expectativa na construção de um indicador mensal qualitativo feito com base no inquérito ao consumidor na Comissão Europeia que se debruça sobre as expectativas das famílias relativamente às suas poupança e sobre o que antecipam para a sua situação financeira.

“O indicador atingiu níveis sem precedentes, apontando para um aumento acentuado na poupança das famílias no segundo trimestre de 2020“, refere o BCE, acrescentando que “isso também se reflete no aumento dos depósitos bancários das famílias desde março de 2020″.

A análise do BCE atribui o disparo dos níveis de poupança dos europeus à combinação de dois fatores. Em primeiro lugar, as medidas de confinamento impostas no combate ao novo coronavírus que ditaram a uma travagem a fundo do consumo das famílias e das suas despesas habituais, levando a “poupanças forçadas, ou por outras palavras, involuntárias”. Em segundo lugar, o BCE refere a incerteza quanto aos rendimentos futuros, e em particular ao risco relativamente ao emprego, o que estará a ditar “poupanças por precaução“.

“A taxa de desemprego esperada explica grande parte da variação histórica da taxa de poupança” refere o BCE, acrescentando ainda que “a poupança forçada parece ser o principal motor do recente aumento na poupança das famílias”.

Em linha com um grande contributo da poupança forçada, o aumento da poupança acaba por refletir-se principalmente no aumento dos depósitos bancários, explica ainda o estudo do BCE.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história e às newsletters ECO Insider e Novo Normal.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Covid-19 leva poupança das famílias a níveis recorde

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião