5 coisas que vão marcar o dia

Serão conhecidos vários dados económicos esta quinta-feira, nomeadamente sobre a atuação do Banco de Portugal e sobre trabalho.

Esta quinta-feira será marcada pela publicação de vários indicadores que vão permitir perceber como estão vários setores a reagir à pandemia, com índices do INE para a construção e indústria bem como dados sobre o mercado laboral do Eurostat. Para além disso, o Orçamento do Estado poderá também ser aprovado em Conselho de Ministros.

Como foi a fiscalização do Banco de Portugal?

É publicada esta quinta-feira a Sinopse de Atividades de Supervisão Comportamental, que faz um resumo da atuação do Banco de Portugal na fiscalização dos mercados bancários de retalho. Os últimos dados, referentes ao primeiro semestre de 2019, revelaram que o banco recebeu, em média, 1.337 reclamações por mês, mais 5,2% do que em 2018.

CFP publica evolução orçamental no primeiro semestre

O Conselho das Finanças Públicas (CFP) dá a conhecer o relatório sobre a evolução orçamental de janeiro a junho de 2020. No primeiro trimestre, o défice chegou aos 1,1%, sendo que a entidade liderada por Nazaré Costa Cabral avisou que o valor poderá duplicar caso haja um incumprimento total das empresas no que toca aos impostos que foram diferidos.

INE divulga dados sobre indústria e construção

O Instituto Nacional de Estatística publica esta quinta-feira dados sobre o Índice de Volume de Negócios, Emprego, Remunerações e Horas Trabalhadas na Indústria, referentes a agosto deste ano. Para além disso, divulga também o Índice de Custos de Construção de Habitação Nova para o mesmo período.

Como evoluiu o mercado laboral?

O gabinete de estatísticas da União Europeia dá a conhecer dados sobre o mercado de trabalho nos Estados-membros relativos ao segundo trimestre deste ano. No primeiro trimestre do ano, a taxa de emprego recuou 0,2% na Zona Euro e 0,1% na União Europeia, face ao período anterior. Nesse período, Portugal registou a terceira maior quebra no indicador (-0,5%).

OE terá “luz verde” no Conselho de Ministros?

O Orçamento do Estado (OE) para 2021 poderá ser aprovado em Conselho de Ministros esta quinta-feira. O Governo tem estado em negociações com os partidos para finalizar o documento, tendo já apresentado mais de uma dezena de medidas que está disponível a aceitar para que a esquerda viabilize o orçamento, entre as quais uma subida do salário mínimo nacional, bem como um aumento extraordinário das pensões. O OE será entregue na Assembleia da República no dia 12 de outubro.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião