O Grande Circo já está a chegar ao Algarve

  • Jorge Girão
  • 13 Outubro 2020

O dia do regresso da Fórmula 1 ao nosso país aproxima-se e os preparativos no circuito situado nos arredores de Portimão já tiveram início.

Estamos a menos de duas semanas do início do programa oficial do Grande Prémio de Portugal, mas existe já movimentação no Autódromo Internacional do Algarve.

O dia do regresso da Fórmula 1 ao nosso país aproxima-se e os preparativos no circuito situado nos arredores de Portimão já tiveram início com a montagem de diversas infraestruturas que permitirão a realização da prova.

Um Grande Prémio da categoria máxima do desporto automóvel é um de logística impressionante a diversos níveis.

As equipas têm de transportar dois carros, mais um chassis extra, todas as ferramentas e componentes suplentes para além do equipamento das boxes e os enormes palacetes a que chamam “motorhomes”, onde todos os seus membros e, sobretudo, convidados são principescamente alimentados.

Por seu lado, a Formula One Management (FOM) é responsável por toda parafernália técnica que permite a transmissão televisiva em todo o globo, tendo ainda sua própria área VIP, pela qual é também responsável.

A FIA tem a seu cargo o transporte de todas as ferramentas para poder verificar tecnicamente todos os monolugares de Fórmula 1 de modos a que possa garantir que todos cumprem o regulamento.

Tudo isto desloca-se por toda a Europa através de camiões, numa corrida contra o tempo para que tudo esteja no seu lugar na quinta-feira que antecede cada Grande Prémio que exige um planeamento logístico criterioso.

Crédito: Pedro Contente

O Grande Prémio de Eifel realizou-se no passado fim de semana, mas enquanto os carros rugiam em Nurburgring, a FOM estava já a realizar trabalhos no Autódromo Internacional do Algarve relacionados com as condições necessárias para a transmissão televisiva da prova portuguesa, como é o caso de torres e a distribuição de cabos em redor do circuito.

Nos próximos dias deverão chegar as imponentes “motorhomes” das equipas, enquanto a estrutura operacional de corridas de cada uma delas deverá marcar presença no Autódromo Internacional do Algarve no início da semana do Grande Prémio de Portugal.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

O Grande Circo já está a chegar ao Algarve

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião