5 coisas que vão marcar o dia

Fim do Conselho Europeu e dados sobre a inflação na Zona Euro entre os principais acontecimentos que marcam o último dia da semana.

Esta sexta-feira termina o Conselho Europeu, onde a situação epidemiológica da Covid-19 e as relações com o Reino Unido marcaram a discussão entre os chefes de Estado e de Governo dos países da União Europeia. Destaque ainda para a divulgação dos dados finais sobre a inflação na Zona Euro. Em Portugal, as propostas dos partidos para o 5G estão em debate no Parlamento.

Termina o Conselho Europeu

Conclusão da reunião dos chefes de Estado e de Governo dos Estados membros da União Europeia, presidida por Charles Michel, presidente do Conselho Europeu. Os líderes Europeus vão discutir a situação epidemiológica da Covid-19, as relações com o Reino Unido, bem como as alterações climáticas e as relações com África. Portugal está representado pelo primeiro-ministro, António Costa.

Inflação na Zona Euro negativa pelo segundo mês?

A Zona Euro poderá ter registado, em setembro, uma taxa de inflação anual negativa em 0,3%. A estimativa rápida foi divulgada há duas semanas pelo Eurostat, que vai publicar esta sexta-feira os dados. Caso se confirme, tratar-se-á do segundo mês consecutivo em que a evolução dos preços é no sentido de quebra, depois de em agosto a taxa de inflação ter sido negativa pela primeira vez em quatro anos.

A medida do impacto da redução do IVA na restauração

A AHRESP, Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal, apresenta um estudo que pretende avaliar o impacto da aplicação temporária da taxa reduzida de IVA a todo o serviço de alimentação e bebidas, realizado pela consultora PriceWaterhouseCoopers (PwC).

Propostas dos partidos para o 5G em debate no Parlamento

Projetos de resolução e outras recomendações de partidos acerca do 5G vão esta sexta-feira a debate no Parlamento, numa altura em que se aguarda a qualquer momento a aprovação do regulamento do leilão de frequências entre as operadoras. Desde logo, o PSD quer mais coordenação entre a Anacom e o Governo e a esquerda tem propostas diferentes sobre a forma de atribuição dos direitos de utilização. O debate acontece depois de fonte do regulador ter assegurado ao ECO que o leilão vai mesmo arrancar este mês.

Indicadores medem o pulso à economia dos EUA

Esta sexta-feira são divulgados vários indicadores nos EUA que permitem fazer uma avaliação do impacto que a pandemia está a ter na maior economia do mundo. Nomeadamente, serão divulgadas as vendas a retalho e a produção industrial relativas ao mês de setembro. Será ainda divulgado o índice de Sentimento do Consumidor Reuters/Michigan / Preliminar relativo ao mês de outubro.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião