Nas notícias lá fora: Empréstimos, China e HBO

Os países europeus estão reticentes quanto aos empréstimos do Fundo de Recuperação. O novo plano de crescimento chinês poderá fazer com que a China ultrapasse os EUA em dez anos.

O Fundo de Recuperação da União Europeia contempla 360 mil milhões de euros em empréstimos de baixo custo, mas os países estão reticentes em os usar. Seis milhões de pequenas empresas do Reino Unido estão em situação financeiramente débil por causa da pandemia. O novo plano de crescimento chinês poderá fazer com que a economia da China ultrapasse a norte-americana em dez anos. Conheça estas e outras notícias que marcam a atualidade internacional.

Financial Times

Países reticentes com empréstimos do Fundo de Recuperação

O Fundo de Recuperação da União Europeia contempla 360 mil milhões de euros em empréstimos de baixo custo, mas os países estão reticentes em os usar. Portugal e Espanha têm transmitido sinais díspares quanto ao apetite pelo dinheiro emprestado da Europa, claramente preferindo as subvenções a fundo perdido. Outras economias mais ricas deverão dispensar os empréstimos totalmente, enquanto Itália, pelo contrário, já disse que vai usar 100% do dinheiro que for disponibilizado por esta via reembolsável. Leia a notícia completa no Financial Times (acesso pago/conteúdo em inglês).

The Guardian

Covid-19 arrasa pequenas empresas do Reino Unido

A crise provocada pela pandemia do novo coronavírus está a deixar as empresas em dificuldades. No Reino Unido, estima-se que seis milhões de pequenas empresas estejam numa situação financeiramente débil, o que poderá colocar em risco perto de 16,6 milhões de postos de trabalho, revela um estudo da King’s Business School. Quase dois terços dos empresários inquiridos consideram que os seus negócios poderão não sobreviver, enquanto mais da metade prevê que insuficiências de tesouraria nos próximos 12 meses. Leia a notícia completa no The Guardian (acesso livre/conteúdo em inglês).

Bloomberg

Economia chinesa pode ultrapassar norte-americana numa década

O novo plano de crescimento chinês poderá fazer com que a economia da China ultrapasse a norte-americana no espaço de uma década. Este plano quinquenal, desenhado pelo presidente Xi Jinping, foca-se na inovação tecnológica, autossuficiência económica e um meio ambiente mais limpo, esperando-se que seja fechado na próxima quinta-feira. Pequim também definirá metas para os próximos 15 anos. Ora, se a economia chinesa, que está já a recuperar rapidamente do “choque” da Covid-19, puder manter a trajetória de crescimento dos últimos anos, deverá ultrapassar os EUA na próxima década. Leia a notícia completa na Bloomberg (acesso condicionado/conteúdo em inglês).

El Economista

HBO pagou 107,6 mil euros em impostos em Espanha

A HBO Espanha gerou 4,6 milhões de euros em receitas no ano passado, tendo pagado apenas 107.557 euros em impostos no país. Além disso, segundo o El Economista, deste valor de ingressos não constam as receitas de assinantes: dos 4,6 milhões, 3,7 milhões correspondem a prestações de serviços de promoção e marketing à HBO Nordic, 569.297 euros à HBO CE e 290.313 euros à HBO Portugal. Leia a notícia completa no El Economista (acesso livre/conteúdo em espanhol).

The Wall Street Journal

Facebook prepara plano de emergência para pós-eleições

O Facebook está a preparar-se para um cenário de conflito pós-eleitoral nos EUA, depois de o presidente incumbente, o republicano Donald Trump, ter recusado comprometer-se com uma transição pacífica de poder caso perca a corrida à Casa Branca. Entre as medidas na calha estão um travão à propagação de conteúdos virais na rede social e o controlo mais apertado sobre publicações potencialmente inflamatórias, entre outras mudanças nos feeds de notícias dos utilizadores. Este tipo de medidas já foi aplicado pela rede social em países como Sri Lanka e Myanmar. Leia a notícia completa no The Wall Street Journal (acesso pago, conteúdo em inglês).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Nas notícias lá fora: Empréstimos, China e HBO

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião