Biden é o melhor candidato para economia. “Se não se derrotar a pandemia, não há economia”, diz o fundador da Refood
Para o fundador da Refood, a sociedade norte-americana está muito dividida, nestas que são as eleições mais importantes da sua vida.
“Se não se derrotar a pandemia, não há economia”. É assim que Hunter Halder explica a razão pela qual defende que Joe Biden é o melhor candidato para a economia dos Estados Unidos. O fundador da Refood, uma organização que recolhe refeições e as distribui por pessoas necessitadas, aponta que a abordagem de Donald Trump tem sido “negar” a pandemia, penalizando assim as hipóteses de a ultrapassar.
“A abordagem de Trump é negar a pandemia em vez de abordá-la”, reitera Hunter Halder, em declarações ao ECO. “Não se pode ter uma boa economia a menos que se trave o vírus”, acrescenta, defendendo que o atual Presidente dos Estados Unidos “herdou” uma boa economia de Barack Obama, e ainda a poderia ter, se não tivesse “ignorado” a Covid-19.
É por isto que o empreendedor norte-americano que vive em Portugal defende que Joe Biden tem “uma probabilidade muito maior de fazer crescer a economia, porque vai tratar do vírus primeiro”. No site da campanha de Biden é possível consultar o plano do candidato para combater a pandemia, que contempla medidas como testagem gratuita e baixas pagas para aqueles afetados pelo surto.
Já os planos de Trump são mais difíceis de encontrar, mas o candidato para a reeleição tem centrado o discurso nas vacinas, com a Casa Branca a comprometer-se a criar 300 milhões de doses de uma vacina até janeiro de 2021. O próprio Trump já esteve infetado com coronavírus, mas voltou já aos comícios.
Sociedade americana dividida na visão do que deve ser o país
Quanto ao resultado das eleições, Hunter Halder mostra-se otimista de que Biden irá vencer, apesar de notar que as possibilidades estão em aberto. As sondagens colocam o candidato democrata à frente, mas tal também aconteceu nas últimas eleições, com Hillary Clinton, por isso este é não é um indicador infalível.
O empreendedor norte-americano sinaliza também que a sociedade norte-americana está muito dividida, não apenas entre os candidatos, mas também “sobre as visões do que a América é e devia ser”. Os resultados destas eleições, que diz serem as “mais importantes” da sua vida, poderão então ser renhidos.
![](https://ecoonline.s3.amazonaws.com/uploads/2020/11/cropped-hunter-halder-1.jpeg)
“Há muitos fatores envolvidos”, nota, sublinhando que existem muitas pessoas “mal informadas” nos Estados Unidos. Esta é inclusivamente uma das diferenças que aponta entre as eleições norte-americanas e na Europa. “Tenho a ideia que na Europa as fontes de informação são mais factuais e menos distorcidas”, considera.
As eleições realizam-se esta terça-feira, mas muitos eleitores já votaram antecipadamente, nomeadamente por correio. Ainda assim, pode demorar algum tempo a que sejam conhecidos os resultados finais, devido à complexidade da contagem dos votos mas também perante a possibilidade que os resultados sejam contestados.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Biden é o melhor candidato para economia. “Se não se derrotar a pandemia, não há economia”, diz o fundador da Refood
{{ noCommentsLabel }}