Caixa regista menos 16 mil moratórias. Aprovou 1.000 milhões nas linhas Covid

Banco público adianta que grande maioria dos clientes que pediu moratória decidiu retomar os pagamentos das prestações.

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) registou um decréscimo no número de moratórias com muitos clientes a retomarem as prestações regulares do crédito, anunciou o banco esta quinta-feira.

O banco público chegou a outubro com um total de 62.387 moratórias concedidas a famílias e empresas, menos 15,7 mil moratórias do que tinha no final de julho.

O administrador financeiro explicou que esta evolução se deveu ao facto de uma “grande maioria” dos clientes que tinham pedido moratória ter entretanto retomado as prestações dos empréstimos, decidindo não prolongar a suspensão dos pagamentos por mais tempo. José de Brito deu conta ainda de “uma grande operação de um grande cliente que não quis prorrogar a moratória”.

Mais tarde, o CFO do banco deixou duas razões para que muitos clientes tenham retomado as prestações do crédito: por um lado, alguns dos recorreram inicialmente fizeram-no de modo preventivo e que, passada a primeira fase e tendo em conta perspetivas de rendimento, decidiram não prolongar as moratórias; por outro lado, outros clientes terminaram com as moratórias para evitar a “carga burocrática” que se exigia na passagem da moratória privada (que se extinguiu no final de setembro) para a moratória pública.

Assim, em outubro deste ano, a CGD tinha concedido 62,4 mil moratórias no valor de 5,65 mil milhões de euros. Destas, 40.927 operações eram relativas a particulares, no valor de 2,3 mil milhões de euros. Em relação às empresas, o banco tinha concedido 21.460 moratórias, no valor de 3,35 mil milhões de euros.

Em relação às linhas Covid disponibilizadas pelo Governo, o banco aprovou 1.024 milhões de euros.

(Notícia atualizada às 18h18)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Caixa regista menos 16 mil moratórias. Aprovou 1.000 milhões nas linhas Covid

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião