Medina tem 500 mil euros a fundo perdido para esplanadas no inverno

Depois de ter anunciado 20 milhões de euros de apoios a fundo perdido para a restauração e comércio, a Câmara de Lisboa tem ainda 500 mil euros para a compra de material para as esplanadas.

Depois de ter anunciado 20 milhões de euros em apoios para a restauração e para o comércio, Fernando Medina acrescentou 500 mil euros, também a fundo perdido, para as esplanadas. Os restaurantes vão poder continuar com as esplanadas durante 2021 e receberão ainda um apoio financeiro da autarquia para a compra de material, como por exemplo aquecedores.

A Câmara de Lisboa (CML) vai “prolongar as licenças excecionais das esplanadas” durante todo o ano de 2021, começou por dizer Fernando Medina esta quarta-feira, em conferência de imprensa, referindo que “as pessoas se sentem muito mais em segurança ao ar livre”. Isto vai permitir que restaurantes e outros espaços de comércio possam manter esplanadas durante o outono e o inverno, algo que já tinha sido pedido pelo setor.

Outra das medidas criadas foi a isenção das taxas de esplanadas até ao final do primeiro semestre de 2021. A 20 de outubro, o autarca já tinha anunciado a intenção de prolongar esta isenção até ao final do ano, algo que também foi pedido pelo próprio setor. Com esta medida, a autarquia vai perder 2,5 milhões de euros.

Recorde-se que, em maio, Fernando Medina já tinha anunciado a isenção das taxas para as esplanadas, assim como para a ampliação ou criação de novas até ao final de 2020, consequência da pandemia. Na altura, o autarca sublinhou que as esplanadas “salvaram o negócio” a muitos comerciantes de Lisboa, reforçando que estas são medidas “de grande importância para apoiar a preservação de milhares de postos de trabalho”.

Mas os apoios não ficam por aqui. A CML tem ainda disponíveis 500 mil euros a fundo perdido para ajudar na “requalificação das esplanadas para o inverno”. Assim, para as esplanadas existentes, será dado um apoio de 50% na compra de aquecedores, guarda-sóis e guarda-ventos até ao limite de 750 euros, enquanto para as novas esplanadas será dado um apoio de 50% na compra de mobiliário, até ao limite de 2.000 euros.

A CML anunciou esta quarta-feira um pacote extraordinário de apoios superior a 55 milhões de euros para as empresas e famílias carenciadas, dos quais 20 milhões de euros são a fundo perdido destinados à restauração e ao comércio.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Medina tem 500 mil euros a fundo perdido para esplanadas no inverno

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião