Governo estuda dividir concelhos em três escalões de risco de contágio. Restrições ao fim de semana só no mais elevado

De acordo com o PEV, o Governo está a ponderar um sistema de escalões para os concelhos consoante o número de casos. Apenas no escalão mais elevado é que seriam impostas medidas mais apertadas.

O Governo está a ponderar a possibilidade de, com a eventual renovação do estado de emergência, vir a distinguir três escalões de risco para os vários concelhos do país, definidos em função da gravidade da pandemia. A informação foi avançada por José Luís Ferreira, deputado do PEV, à saída de uma reunião com o Presidente da República.

Só nos locais mais afetados, com uma incidência da pandemia superior a 960 casos, é que seriam aplicadas as restrições mais fortes, como aquelas impostas agora nos fins de semana, com recolher obrigatório a partir das 13h00, explicou o deputado dos Verdes, em declarações transmitidas pela RTP3.

Neste plano — que, segundo José Luís Ferreira, está a ser considerado pelo Governo –, “haveria um escalão mínimo, entre 240 e 480 casos [por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias]”, com “restrições mais leves”, um “escalão intermédio com concelhos entre 480 e 960 casos, e um escalão máximo nos concelhos onde há um número superior a 960″ casos, afirmou.

Atualmente, o critério para determinar a lista dos concelhos de risco elevado, que estão sujeitos a medidas mais apertadas como o recolher obrigatório as 13h00 no fim de semana, é de 240 casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias. Atualmente, estão abrangidos neste conjunto 191 concelhos do país, depois de uma atualização do Governo realizada na quinta-feira passada.

Marcelo Rebelo de Sousa tem estado a ouvir os partidos sobre uma possível renovação do estado de emergência em Portugal, que termina a 23 de novembro. Perante esta possibilidade, a Assembleia da República já pré-agendou para sexta-feira às 09h00 o debate e votação de uma eventual renovação, caso esta venha a ser decidida pelo Presidente da República.

(Notícia atualizada pela última vez às 19h05)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo estuda dividir concelhos em três escalões de risco de contágio. Restrições ao fim de semana só no mais elevado

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião